Acesso Rápido

Notícias

Outubro Rosa: diagnóstico precoce apresenta grandes chances de cura

19/10/2021

O Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente para alertar a sociedade sobre o Câncer de Mama e a importância do seu diagnóstico precoce. O objetivo principal da Campanha é divulgar sobre a prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento desse tipo de câncer, que é a doença mais comum entre as brasileiras. Quando diagnosticado no início, o Câncer de Mama apresenta 90% de chances de cura. Por isso o autoexame nas mamas e as mamografias anuais (para mulheres com mais de 50 anos) são tão importantes. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exame de mamografia para todas as idades, conforme indicação médica.

Como se inicia o Câncer?

É um tumor maligno que se desenvolve quando tem uma multiplicação desordenada de células anormais nas mamas. Só em 2021 foram diagnosticados 66.280 novos casos de Câncer de Mama em mulheres. Ele também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.

Como Prevenir?

Cerca de 30% dos casos de Câncer de Mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar exposição à radiação assim como o excesso de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Sintomas: Pode ser percebido em fases iniciais por meio dos seguintes sintomas: alterações no bico do peito; nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

Diagnóstico: Para investigação do Câncer de Mama, além do exame clínico das mamas, exames de imagem como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética podem ser recomendados. A confirmação diagnóstica só é feita por meio da biópsia analisada pelo patologista.

Tratamentos: Depende da fase em que a doença se encontra e do tipo de tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). O SUS oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

A AEMFLO e CDL-SJ apoiam a causa e buscam conscientizar as associadas e colaboradoras sobre a importância dos exames de rotina e diagnóstico precoce. Neste ano, as entidades promovem a campanha Outubro Rosa com o slogan “ Ei mulher, se toca!” nas rede sociais.

 

Com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

19/10/2021

Mais notícias