Acesso Rápido

Notícias

Outubro Rosa: apoie você também esta causa!

09/10/2017

Alertar e conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. Este é o objetivo da campanha Outubro Rosa, que acontece anualmente, em todo o mundo, buscando compartilhar com a população informações sobre a doença, sua prevenção e tratamento.

 

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele, corresponde por 25% de novos casos a cada ano. O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros são mais lentos.

 

A maioria dos cânceres é descoberto pelas próprias mulheres. Por isso, é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis, seja no banho, no momento da troca de roupa etc. Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alteração no bico do peito; pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos.

 

Ao identificarem algumas destas alterações, as mulheres devem fazer, imediatamente, uma avaliação diagnóstica. Além disso, para mulheres entre 50 e 69 anos, o Ministério da Saúde indica que, a cada dois anos, seja realizada uma mamografia de rastreamento. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece o exame de mamografia gratuitamente, para mulheres em todas as faixa etárias.

 

Ainda de acordo com o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação mais saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

 

A AEMFLO e CDL São José apoiam o Outubro Rosa! A presidente das entidades, Nadir Koerich, enfatiza a importância da conscientização da campanha. “A nossa saúde é um dos bens mais preciosos e precisamos cuidá-la com toda a atenção possível. Por isso, nossas entidades promovem diversas ações para alertar e orientar os empresários sobre a prevenção contra o câncer. Vamos nos prevenir!”, ressalta a presidente.

 

Núcleos empresariais também apoiam a causa!

 

O Nume (Núcleo da Mulher Empresária) e o NAG (Núcleo de Alimentação e Gastronomia) estão engajados com a causa! Para não ficar de fora do Outubro Rosa, os núcleos vão promover a Noite Solidária, onde toda a renda arrecadada será doada para a AMUCC (Associação Brasileira dos Portadores de Câncer). Saiba mais sobre este evento aqui.

 

09/10/2017

Mais notícias