Acesso Rápido

Notícias

O que 2020 reserva para o varejo catarinense?

27/12/2019

Por Ivan Roberto Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). 

Enxergar oportunidades em meio a cenários desanimadores nem sempre é uma atitude que praticamos, porém é um ato que inspira confiança e provoca ações para as mudanças desejadas. Em 2018, encerramos o ano acalentados por esta esperança, e hoje, ao escrever a esta mensagem reservada ao último Semana Lojista de 2019, uma breve retrospectiva vem a mente. Os comerciantes e empresários - figuras fundamentais para a economia catarinense - prosseguiram fazendo a sua parte: gerando empregos, rendas e permanecendo ativos nas comunidades contribuindo assim para um país mais justo e sustentável. As lutas pela defesa dos interesses do setor varejista persistiram, e com mais afinco.

A FCDL/SC esteve cada vez mais presente na Assembleia Legislativa, sempre em alerta com relação às propostas de leis  e as oportunidades que beneficiem o setor como a discussão de benefícios fiscais, reforma tributária, combate às feiras itinerantes e insegurança em nossas rodovias. Acompanhamos de perto a instalação da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista, de forma a fortalecer ainda mais o segmento.

Em nível nacional, grandes desafios foram lançados como a inserção do Cadastro Positivo e a Lei Geral de Proteção de Dados, temas os quais a Federação buscou adiantar-se para qualificar não só a equipe de colaboradores, como ainda os representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas. Ainda sobre capacitação, mostramos nossa força na 48ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada em Joinville. No desenvolvimento das palestras escolhemos profissionais altamente capacitados, que nos ajudaram a cumprir a temática proposta para esta edição “Cliente Satisfeito. Varejo Forte”.

Através do Encontro de Presidentes, estivemos mais próximos de nossos líderes lojistas entendendo suas dificuldades, necessidades e vibrando por suas conquistas. 2019 também foi um ano de responsabilidade social para FCDL/SC, continuamos a incentivar nossos projetos como o Recicla CDL, destinado aos resíduos eletrônicos, e o CDL na Escola, programa pelo qual temos grande carinho, e que animou os sábados das crianças catarinenses com seus episódios exibidos pela primeira vez na televisão. As campanhas de datas comemorativas também emocionaram e arrancaram sorrisos e reflexões de muitos.

Em 2020, a FCDL/SC deseja trilhar um caminho voltado ao futuro do varejo catarinense, e por isso estamos em busca de unir tecnologia e o comércio através da parceria formada com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Encerramos o ano com grande satisfação e determinação em contribuir ainda mais, a prova disso é que o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, aprovou o pedido da Federação e decretou o parcelamento do ICMS das vendas de dezembro. Esta notícias traz alívio e tranquilidade para os lojistas que precisam reorganizar seus estoques e pagamentos. Esta vitória traz esperança de que muitas outras surgirão, e mesmo se os obstáculos aparecerem, estaremos focados em buscar soluções para servir os catarinenses com excelência.

27/12/2019

Mais notícias