Acesso Rápido

Notícias

Núcleo de educadores da AEMFLO faz reunião sobre ações de segurança nas escolas

20/04/2023



A segurança das escolas é tema de atenção redobrado desde o ataque que aconteceu em Blumenau. Por conta disso, o Núcleo de Gestores Educacionais - NED da AEMFLO e CDL de São José está tomando uma série de medidas para garantir a segurança de alunos, famílias e colaboradores de 27 escolas de Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Canelinha, Santo Amaro da Imperatriz e Itapema. Nesta quinta-feira, 20/4, cerca de 50 gestores e colaboradores dessas escolas participaram de um curso de segurança com profissionais capacitados para melhorar os procedimentos de segurança. Segundo a coordenadora geral do NED, Fernanda Arcenio, o curso foi motivado pelos acontecimentos recentes, mas assusta quando se vê que não é algo de agora. “Hoje descobrimos que casos assim vêm acontecendo com frequência. Só em 2022 foram 10 casos com mortes”, alertou. 

Do curso, as escolas já saíram com ações efetivas, como: a contratação de mais segurança humana para as escolas, além das que já foram feitas desde o ataque em Blumenau, instalação de trancas nas portas e treinamento das equipes. As escolas buscam alternativas para prevenção desses incidentes, com dicas para fazer adequação dentro das escolas e consultoria individualizada dentro de cada escola. 

O curso foi uma iniciativa dos próprios gestores em realizar ações em suas escolas. A segurança é algo constante que deve ser feito aprendizados contínuos, assim como os gestores já fazem com qualificações de professores e equipe. “Segurança e educação precisam caminhar juntos”, alerta Fernanda. 

Segundo a coordenadora do NED, a ideia é levar conhecimento sobre segurança, sobre como agir e o que fazer para uma mudança de cultura nas escolas. “Nunca lidamos com este tipo de situação. É algo que não estamos acostumados e que agora está aqui, na porta”.

20/04/2023

Mais notícias