Acesso Rápido

Notícias

NED aperfeiçoa conhecimento sobre o Sistema Associativista

13/03/2020

A principal pauta da reunião do Núcleo de Gestores Educacionais (NED) promovida no dia 12 de março foi o Sistema Associativista do Programa Empreender.    

A consultora regional da FACISC, Mariane Bergmann, falou sobre o Organograma e a história do Empreender, como funcionam os Núcleos e quais propósitos devem ser seguidos pelos nucleados. Falou ainda sobre as vantagens de participar das atividades, tais como ter acesso à consultorias, capacitação, informação e apoio institucional, além dos espaços para parcerias, o desenvolvimento do senso de sociedade e de colaboração.    

Mariane também alertou sobre os possíveis casos que pode levar o enfraquecimento de um Núcleo: a ausência de lideranças, a ansiedade por resultados imediatos, os erros de foco do trabalho e a desagregação dos nucleados. “Não é foco de os Núcleos fazer apenas filantropia e/ou atividades de cunho social e de relacionamento; usar as reuniões como ferramenta para reclamações; usar como posicionamento contra a sociedade organizada ou poder público; usar as reuniões para a promoção pessoal ou ainda buscar somente objetivos individuais”, complementou. 

Para o coordenador geral do NED, Luiz Fernando Werkhauser, a participação da Mariane foi fundamental para as ações de Planejamento do Núcleo. “Reforçamos a importância do corporativismo e resgatar a essência do Empreender para que tenhamos empresários e gestores engajados aos objetivos do Núcleo. Esse é o momento em que mais precisamos da união da classe para enfrentamento da crise que atinge a economia no nosso País”, comentou. 

 

 

13/03/2020

Mais notícias