Acesso Rápido

Notícias

Mulheres mostram sua força no mercado de trabalho

05/03/2018

Nenhum obstáculo é o suficiente para as mulheres! Apesar da desigualdade, elas mostram sua força e determinação, conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Dados do Sebrae em parceria Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgados em 2015, revelam que o número de mulheres empreendedoras cresceu 16% em dez anos, resultando 7,3 milhões de empreendedoras no país.

Outro dado positivo, da Serasa Experian mostram que cerca de 43% dos donos de empresas no Brasil são mulheres e 70% delas atuam com empresas de pequeno e médio porte. Em Santa Catarina, mais de 270 mil mulheres estão à frente de micro e pequenas empresas e 92 mil são microempreendedoras individuais. A participação das mulheres no mercado de trabalho no Estado cresceu em média 4,7% ao ano nos últimos 26 anos.

E os desafios continuam. A diferença do que recebe as mulheres em relação aos homens cresce principalmente nos níveis de instrução mais altos. No total, as mulheres ganham o equivalente a 78,9% da remuneração média mensal dos homens. Outro obstáculo a ser enfrentado pelas mulheres é a dupla jornada. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), mulheres gastam cerca de 20 horas por semana realizando trabalhos domésticos, o que corresponde ao dobro do tempo gasto pelos homens. Somando esse tempo à jornada de trabalho remunerado, as mulheres ultrapassam 55 horas semanais, que equivale a 9,1% a mais do que a jornada dos homens.

Porém, se depender da força feminina, este cenário poderá mudar. A força e dedicação das mulheres têm tudo para fazer a diferença no mercado de trabalho.

8 de Março - Feliz Dia Internacional da Mulher! 

05/03/2018

Mais notícias