Acesso Rápido

Notícias

MEI: prazo final para declaração anual de faturamento é dia 31 de maio

15/05/2017

Atenção MEIs (Microempreendedores Individuais): o prazo para entregar a DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, é até o dia 31 de maio. A DASN-SIMEI pode ser feita pelo Portal do Empreendedor ou pelo site do Simples Nacional.

 

A vice-presidente da AEMFLO e diretora da Koesil Soluções Contábeis, Nadir Koerich, explica as três informações que o MEI deve preencher na DASN-SIMEI. “A primeira é o valor da receita bruta total do ano anterior. A segunda é o valor da receita bruta referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual (mesmo que a empresa não tenha nada a ver com essas atividades, preencha R$ 0,00). E a terceira é se possui algum empregado durante o período que a declaração abrange”, relata.

 

Nadir alerta sobre o que pode acontecer caso o MEI não entregue a declaração ou entregue fora do prazo. “Será intimado a apresentá-la ou a prestar esclarecimentos no prazo estipulado pela autoridade fiscal. Além disso, estará sujeito a multa de 2% ao mês sobre o valor dos tributos declarados, podendo chegar a, no máximo, 20%”, revela. Quem não entregar a declaração por dois exercícios consecutivos, poderá ter o seu registro cancelado.

 

Dicas para fortalecer o negócio

 

Para finalizar, Nadir lista cinco dicas para ajudar os MEIs a fortalecerem seus negócios durante o ano, além de facilitar o preenchimento da DASN-SIMEI.

 

Organização: Organiza seus documentos, separando as compras, as vendas, a emissão de notas ficais para clientes etc. Esses dados são importantes na hora de declarar a DASN-SIMEI. Para evitar perda de tempo, deixe-os organizados em pastas separadas e devidamente identificadas.

 

Honrar compromissos: O MEI deve ficar atento ao pagamento da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Lembre-se sempre de pagar o tributo em dia, pois a taxa de juros e a multa sobre o atraso são altas. A multa é de 0,33% ao dia, com máximo de 20%. E os juros resultam da soma da taxa Selic desde o mês seguinte ao vencimento até o mês anterior do pagamento, acrescido de mais 1% referente ao mês de pagamento.

 

Plano de Negócios: É de extrema importância ter um plano de negócios. De onde você está partindo, hoje, como profissional? Onde quer chegar? Como o mercado está favorável para o seu negócio? Quais são as dificuldades e como contorná-las? Quais serão as estratégias de marketing? Se você quer vida longa ao seu negócio, é necessário ter as respostas para essas perguntas. Normalmente, a maioria das empresas fecha exatamente por falta de um plano de negócios.

 

Educação Financeira: É extremamente necessário estar em dia com as finanças pessoais. Somente assim é possível separar claramente o caixa da empresa das contas pessoais. Tenha conhecimento sobre as diferenças entre faturamento, despesas, investimentos e lucros. Desta forma, é possível concretizar uma estratégia ou um planejamento sem surpresas no orçamento.

 

Riscos: Todo empreendedor corre riscos. A diferença é que alguns estão mais preparados que outros. Em uma época de crise, investir de maneira correta e focada pode ser um diferencial para o seu negócio.

 

15/05/2017

Mais notícias