Acesso Rápido

Notícias

Médicos: São José está abaixo do recomendado

17/07/2013

A falta de efetivo médico no município de São José é um problema e não é novidade. O número atual de 113 médicos atendendo uma população de aproximadamente 210 mil habitantes, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2010, não chega a um médico por mil habitantes. 

O efetivo não atende a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), que estipula o número mínimo aceitável de um médico para 1000 habitantes. No Brasil, a média, segundo o Ministério da Saúde, é de 1,83 médico para cada mil habitantes e, no mundo, a média é de 1,4 médico para cada mil habitantes, enquanto a Noruega possui 4,2 médicos por mil habitantes. 

Importação de médicos e novo programa de contratações

O Governo Federal apresentou um projeto inicial, no mês de maio, no qual previa a contratação de seis mil médicos cubanos para trabalhar, principalmente, em áreas remotas do país.

O anúncio causou polêmica. O CFM (Conselho Federal de Medicina) se posicionou de forma negativa em relação ao anúncio e se mostrou preocupado com a possibilidade de médicos estrangeiros atuarem no Brasil sem passar por exames de avaliação.

Com a retaliação, o Governo Federal lançou, no último dia 8 de julho o "Programa Mais Médicos" que dá prioridade a médicos brasileiros no preenchimento de novas vagas criadas - na ausência de candidatos locais, o governo abre as vagas para estrangeiros. Os profissionais contratados receberão bolsa do Ministério da Saúde de R$ 10 mil para atuar, sob a supervisão de instituições públicas de ensino, na atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde) em municípios do interior e em regiões metropolitanas. Também está previsto o pagamento de auxílio-deslocamento, que pode chegar a R$ 30 mil.

17/07/2013

Mais notícias