Acesso Rápido

Notícias

Madeira alia requinte e sustentabilidade na hora de construir

15/09/2017

Mais requinte, versatilidade e sustentabilidade. É por esses e muitos outros motivos que a madeira vem sendo cada vez mais utilizada pelos profissionais de arquitetura e construção civil, seja na estrutura de edificações, no acabamento interno ou na escolha dos móveis e itens de decoração.

 

Hoje, a construção civil é responsável por 47% das emissões de gases de efeito estufa. A madeira é uma matéria-prima naturalmente renovável e, quando extraída de forma responsável, não faz mal ao meio ambiente. Segundo a WWF Brasil, há muitas vantagens em se construir com madeira, pois o material captura e retém o dióxido de carbono, ajuda no uso responsável das florestas brasileiras, diminui o tempo no canteiro de obras, ajuda na geração de renda para comunidades da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Além disso, as estruturas de madeira precisam de menos energia para serem construídas.

 

O empresário Diogo Bez Fontana, da Madeireira União, revela que o mercado de madeira anda bem aquecido, pois o material tem um custo benefício muito vantajoso. “A madeira traz mais praticidade, versatilidade e requinte à construção. Dá ao ambiente um toque acolhedor e familiar”, relata. Fontana salienta que o comprador pode exigir das madeireiras o DOF (Documento de Origem Florestal), para se certificar de que o material é legal e assegurar que a extração ocorreu dentro da legislação.

 

O conselheiro da AEMFLO e CDL São José, Jorge Guarezi, da Guarezi Materiais de Construção, afirma que na região metropolitana de Florianópolis é muito comum a venda de madeira para casas pré-fabricadas, telhado e portas. O empresário garante ainda que futuramente a preferência pela madeira crescerá.

 

Assunto será discutido em Simpósio

 

As construções sustentáveis com madeira de floresta plantada serão tema do 4º Simpósio Madeira & Construção, que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, na Universidade Federal do Paraná - Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

 

Se interessou pelo evento? Então garanta a sua inscrição aqui.

 
Crédito foto: Daniel Ducci

15/09/2017

Mais notícias