Acesso Rápido

Notícias

Especialistas apontam caminhos para comércio internacional de micro e pequenas

27/08/2020

Experiências de empresas de Santa Catarina que se destacam em exportações e os meios para empreendedores ampliarem seus mercados foram debatidos em webinar gratuito nesta última quarta-feira (26/8). O encontro virtual foi promovido por Sebrae-SC, FIESC e pelo governo do Estado de SC.

Confira o Webinar “Visões de Internacionalização” na íntegra, no canal do Sebrae/SC no Youtube

Na abertura do encontro, o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, afirmou que a indústria do estado se destaca mundialmente. “É do conhecimento de todos que a indústria de Santa Catarina é diversificada e tem participação importante na corrente de comércio internacional, mas temos capacidade para ampliar ainda mais essa participação. Precisamos ter essa visão de aumentar as exportações e importações. Com isso, vamos incrementar nossa economia”, disse.

Aguiar reforçou que uma empresa preparada para atender outros mercados, por si só já é uma empresa mais qualificada. Por isso, um dos pilares de atuação da Federação é justamente a internacionalização. 

Saiba mais sobre as iniciativas de internacionalização da FIESC.

O superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destacou a importância de aumentar a atuação das micro e pequenas no exterior. Fonseca afirmou que, assim como a FIESC, o Sebrae/SC vem atuando nesse sentido. “Elencamos o estímulo à internacionalização da micro e pequena empresa como uma de nossas prioridades, porque acreditamos que esse é o caminho para os pequenos negócios aumentarem a produtividade, crescerem, gerarem mais empregos e contribuírem ainda mais para o desenvolvimento da economia catarinense”. 

Também participaram da abertura do evento a secretária estadual de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira.

No encontro, a diretora de Administração Tributária do Estado da Fazenda, Lenai Michels, proferiu mini-palestra em que tratou de tributações e benefícios relacionados a importação e exportação. Na programação, em painel mediado pelo gerente de internacionalização do Sebrae/SC, Fillipi Gallotti, a empresária da Bioart, Soraia Zonta, e o CEO da Agriness, Everton Gubert, ressaltaram suas trajetórias e trouxeram recomendações para empreendedores conquistarem novos mercados.

Na transmissão, houve ainda um bate-papo mediado pela presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maitê Bustamante. “Nosso objetivo é que vocês se internacionalizem para aumentar a competitividade dentro das empresas. Não há empresário empreendedor bem-sucedido que não tenha domínio de todas as variáveis que compõem o ambiente interno. É no ambiente interno que se decidem estratégias, que transforma o fazer em resultados. E é resultado o que tem que mover as empresas”, afirmou. Maitê explicou ainda que instituições como a FIESC e o Sebrae/SC podem ser grandes aliadas nesses processos, oferecendo ferramentas para as empresas se fortalecerem.

Na transmissão, foi possível conferir experiências de empresas catarinenses que participaram do Programa Go to Market e conquistaram o sucesso no comércio exterior. Participaram da conversa os empresários Allan Carniel, da Neokohm, de Chapecó, Gilberto Schneider, da Casa da Cuca, de Iporã do Oeste, Felipe Cubas, da SZ Indústria de Plásticos, de Guaramirim, e Eder Luís dos Santos, da Bicho Bagunça, de Gaspar.

Sobre o Programa Go to Market 

O Programa Go to Market, iniciativa do Sebrae/SC e da FIESC, procura estimular a corrente internacional dos micro e pequenos negócios, seja na importação ou na exportação, e desenvolver a competitividade das empresas de forma sustentável, aumentando a rentabilidade.

 

Com informações da FIESC

27/08/2020

Mais notícias