Acesso Rápido

Notícias

Entrevista: Nadir Koerich faz balanço de sua gestão na presidência da AEMFLO e CDL-SJ

01/07/2021

A empresária Nadir Koerich encerrou seu mandato como presidente da AEMFLO e CDL-SJ na última terça-feira (30/6). Nesta entrevista, a presidente faz um breve resumo dos resultados alcançados em sua gestão (2017 a 2021) e conta como foi sua experiência em liderar uma entidade empresarial com mais de 4.000 associados em toda a Região Metropolitana de Florianópolis. Confira: 

1. Quais as principais conquistas da sua gestão ? 
Nesta gestão, criamos o Programa de Gestão Empresarial – o PlaneMPE – que auxiliou micro e pequenas empresas nas principais áreas da gestão. O Programa contou com capacitações gratuitas a todos os associados, e com a chegada da pandemia em 2020, passamos a oferecer o PlaneMPE por meio de LIVES nas redes sociais com  consultores especialistas. Foram 141 encontros virtuais que alcançaram mais de 15 mil visualizações.   

Com as mudanças decorrentes da pandemia, elaboramos um Plano Emergencial, para intensificar o apoio às empresas, com isenção de mensalidades, redução de taxas e juros e acordos flexíveis para pagamentos em atraso. Informamos massivamente todas as empresas quanto às interpretações dos Decretos e Programas de Governo, por meio da nossa assessoria jurídica, além da divulgação de todas as novas novas normas sanitárias, dos procedimentos e das restrições ocorridas, utilizando todos os canais de comunicação disponíveis.. E, para permitir a continuidade dos cursos, implantamos a modalidade on-line atingindo mais de 650 participantes.  As reuniões do Conselho Deliberativo, da Diretoria e dos Núcleos Empresariais foram mantidas de forma virtual. 

Desde o início da gestão, buscamos diversificar nosso portfólio de saúde, para oferecer novas alternativas às empresas com qualidade e preço justo. Em 2020, lançamos o Plano CCG Saúde e agora, em junho, assinamos contrato com operadora Amil. Consolidamos ainda a utilização da previdência privada, o Plano CDL Prev,  como alternativa importante de complemento à aposentadoria. E, além disso, tivemos a coragem de colocar em prática um antigo sonho: a construção na nova sede da AEMFLO. 

2. Como foi liderar uma entidade no porte da AEMFLO? 
Em 2017, fui eleita para presidir a AEMFLO e a CDL São José. A primeira mulher empresária a assumir o desafio, após 33 anos de história das entidades. De lá pra cá, aprendi muito e tive o privilégio de atuar ao lado de empresários com vasta experiência e comprometidos com o Associativismo por Resultado.

3. Como o associativismo contribui para as empresas?
O associativismo traz resultados significativos para as empresas. Além de lutarmos em nome de todos pelas melhorias que são necessárias para as nossas cidades, ele possibilita acesso à capacitações, soluções que facilitam o dia-a-dia das empresas, trabalho em conjunto, entre tantas outras vantagens. Conseguimos deixar de pensar isoladamente e conseguimos nos unir para contribuir para o desenvolvimento do nosso município. 

4. A nova sede simboliza todo o trabalho da entidade, que tem 37 anos, e foi concluído na sua gestão. Como se sente em relação a isso? 
Essa obra foi pensada por muitas cabeças e construída por muitas mãos. Enfrentamos dificuldades como a pandemia, mas sem deixarmos de trabalhar. Tudo foi executado com recursos próprios dentro do planejamento e do calendário. 

A nova sede da AEMFLO é um grande marco na história do Associativismo na região metropolitana de Florianópolis. Estou muito feliz e orgulhosa por tudo o que conquistamos até aqui! E tenho certeza, que esse legado permanecerá como um símbolo de renovação, de retomada e de esperança em um futuro melhor e mais próspero. 

5. Quais os planos daqui para frente?
Continuarei trabalhando em prol da classe empresarial, como conselheira nata da AEMFLO e CDL-SJ e diretora de Educação Empreendedora da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), cargo que assumi em 2020. Essa é uma excelente oportunidade de colaborar com o associativismo a nível estadual e compartilhar toda a minha jornada de aprendizados adquirida na AEMFLO. Tenho boas práticas a serem compartilhadas em educação empreendedora e gestão estratégica.

A partir de agora, Nadir Koerich torna-se conselheira nata da AEMFLO e CDL-SJ. 

01/07/2021

Mais notícias