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EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

28/12/2006

Vivemos uma nova era - a da Informação ou da Sociedade do Conhecimento - resultado dos grandes avanços tecnológicos, cujos resultados se fazem notar, principalmente, nas organizações empresariais.

É justamente neste momento que a Educação volta com vigor a ocupar o lugar central nas estratégias de desenvolvimento, seja em função do impacto que as novas tecnologias que ela introduz provocam sobre a organização e o gerenciamento do trabalho seja em função das novas formas de qualificação que ela induz.
 
A modernidade do novo milênio exigirá, cada vez mais, pessoas capazes e habilitadas para o exercício de suas funções ou ocupações. Não só o conhecimento será exigido, mas competências pessoais serão "cobradas" dos indivíduos tornando-os mais atuantes, críticos e competentes, para as suas especificidades.
 
A Educação é um processo dinâmico que tem um grande poder de crescimento, portante de ação e de renovação que não se esgota no ensino formal. Hoje, diante de toda essa revolução tecnológica, o profissional passam a estudar continuamente. E essa educação continuada acompanha agora os profissionais por toda a sua existência, através de atividades diversas.
 
A Educação Empresarial tem como objetivo desenvolver valores autênticos, através do esforço qualitativo, para obter ótimos profissionais, ótimos serviços e produtos, ótimos clientes, ótimos resultados, consolidando-a como uma empresa competente. Para tal, ela promove um ambiente de aprendizagem permanente, no qual possa investir em seus talentos, seja através de programas internos seja através de parcerias, com outras instituições de ensino.
 
Atualmente, empresas brasileiras vêm destinando grande parte de seu orçamento de recursos humanos, na formação de novos talentos. Além de proporcionar programas voltados para trainees, essas empresas vêm proporcionando a seus funcionários cursos de atualização e reciclagem, assim como de língua estrangeira e de especialização.
 
O que se percebe é que, pela primeira vez, no Brasil, a educação está entendida como investimento e, não como custo, e o talento humano como vantagem competitiva.
 
Na atual sociedade, o conhecimento surge como a última fronteira da excelência empresarial, e passa a ser a chave para o poder nos negócios. É através dele que a empresa chega a preferências e necessidades dos clientes, ao desempenho da organização, concorrência, setores, nichos de mercado, etc.
 
Conhecimento, portanto, passou a ser o recurso organizacional mais importante, a maior riqueza pessoal e organizacional. Mas conhecimento só será possível se houver na empresa, uma preocupação constante com as pessoas, que nela trabalham. Pessoas que deverão ser entendidas como colaboradores, parceiros da organização e empreendedores internos. Pessoas assumindo mais responsabilidades, mais autonômico e mais aspirações expectativas. Pessoas educadas!

28/12/2006

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