Acesso Rápido

Notícias

Dia Nacional da Inovação: inspire-se e mude o seu negócio!

28/10/2020

Você sabia que outubro é o mês celebramos o Dia Nacional da Inovação?

A inspiração para escolha do dia 19 foi o brasileiro Alberto Santos Dumont pelo extraordinário feito de ter conseguido vencer o Prêmio Deutsch em competição com outros inventores, em 19 de outubro de 1901. Nesta data, Santos Dumont conseguiu cumprir o percurso estabelecido pelo regulamento do Prêmio, dando a volta à Torre Eiffel, em Paris, com o seu balão Brasil, fato que não alcançara com os balões anteriores da série (fonte: UFRGS). A data foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2009 e foi sancionada pela Lei 12.193 em 14 de janeiro de 2010.

A criação do Dia Nacional da Inovação surgiu para sensibilizar a sociedade para o caráter permanente e contínuo de inovar. A data reforça a importância do desenvolvimento tecnológico, que vão da inteligência artificial à investigação de códigos genéticos, para se ter uma país mais competitivo, sustentável e economicamente atrativo.

Para ajudar os empresários associados a desenvolver negócios inovadores, a AEMFLO e a CDL-SJ criaram uma Comissão Especial de Inovação Empresarial que mantém seu foco no incentivo à aplicação da inovação e tecnologia nas empresas tradicionais da região. Entre suas diversas atividades, destacam-se:

1. Revisar processos para a modernização dos produtos e serviços oferecidos pelas entidades;

2. Promover o desenvolvimento do setor de tecnologia e inovação em São José e região;

3. Formar parcerias com setor público e organizações educacionais, visando promover ações para atrair empresas e novos negócios para a região metropolitana de Florianópolis;

4. Criar projetos para  incentivar  a aplicação de inovação das atividades econômicas tradicionais, tais como Transformação Digital no Comércio, Indústria 4.0 e Informatização na  prestação de serviços;

5. Apoiar  a revisão de processos e negócios  das instituições, visando   inovar  as atividades com aplicação de novas tecnologias e conceitos modernos na prestação de serviços.

“Muito se fala em Inovação, mas ainda são poucas as empresas que se dedicam a estudar o conceito e aplicar na sua rotina. Queremos, por meio desta Comissão, ofertar aos associados soluções compatíveis com suas necessidades diante dos desafios e mostrar as inúmeras possibilidades de ter um negócio inovador ”, destaca o empresário, Márcio Cavalcanti, diretor de Indústria da AEMFLO, que está à frente dos trabalhos da Comissão.

Os empresários associados interessados no tema podem encaminhar ideias ou sugerir ações, através do e-mail: inovacao@aemflo-cdlsj.org.br 

28/10/2020

Mais notícias