Acesso Rápido

Notícias

DESEMPREGO SOBE 10,7%

25/02/2007

Índice de pessoas desocupadas passou de 8,4% em dezembro para 9,3% em janeiro e renda teve redução de 1,1%
O ano começou com saldo de 203 mil desempregados a mais nas seis principais regiões metropolitanas do país. O aumento de 10,7% no número de desocupados em relação ao mês anterior fez a taxa de desemprego subir para 9,3% em janeiro, ante 8,4% em dezembro de 2006.

A elevação - que ocorre historicamente no primeiro mês do ano - é resultado da demissão dos trabalhadores temporários contratados para o final de ano. O rendimento médio real caiu 1,1% em janeiro em relação ao mês anterior, sendo que o setor de construção civil teve o melhor desempenho, de 2,6%.

Para Cimar Azeredo, gerente da pesquisa do IBGE, o aumento da taxa de desemprego e a queda do rendimento em janeiro não revertem a tendência de melhoria qualitativa do mercado de trabalho. Segundo ele, ambos os movimentos são normais nessa época do ano, quando há dispensa de temporários e não há comissões e benefícios, como ocorre em dezembro.

- Ao longo do segundo semestre há inserção de trabalhadores temporários no mercado e grande parte é dispensada entre janeiro e março.

Ainda segundo ele, "embora o mercado de trabalho, em termos quantitativos, esteja bem próximo a 2006, persiste uma melhora qualitativa".

O gerente da pesquisa observa que, como o efeito sazonal é muito forte nos dados de janeiro comparativamente a dezembro, a maneira mais adequada de avaliar o mercado de trabalho no primeiro mês do ano é confrontá-lo com igual mês do ano anterior.

Nessa comparação, a taxa de desemprego não apresentou variação estatisticamente significativa (havia sido de 9,2% em janeiro de 2006) e o rendimento aumentou 4,7%.

Fonte: DC

25/02/2007

Mais notícias