Acesso Rápido

Notícias

Demissões em Florianópolis ultrapassam a marca de 41 mil, revela pesquisa do Sebrae/SC

24/04/2020

Foi divulgado pelo Sebrae/SC nesta semana, uma pesquisa que apresenta o impacto da pandemia do coronavírus na economia do Estado. De acordo com a sondagem, que analisou os pequenos negócios e as médias e grandes empresas, cerca de 406 mil pessoas já perderam seus empregos desde o início da crise provocada pela pandemia. Só na Capital do Estado, são 41.341 pessoas desempregadas desde o início da crise, a margem de erro é de 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada em parceria com a AEMFLO e CDL-SJ e demais entidades empresariais da Região Metropolitana de Florianópolis. 

Foram analisadas 87.140 empresas, 37,2% dos empresários de Florianópolis demitiram até dois funcionários no último mês. Em relação ao faturamento, as empresas da capital tiveram queda média de 77%, apontada por 92% dos entrevistados. O montante chega a R$958 milhões. Além disso, a pesquisa apontou que 2,42% das empresas encerraram as suas atividades na cidade. “Esse último número parece pequeno, mas representa 2.109 empresas que encerraram as suas atividades no município. É significativo se pensarmos que tantos empresários não tiveram outra alternativa e precisaram encerrar suas atividades em um único mês”, comenta o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.  

Na região da Grande Florianópolis, 37,94% dos empresários afirmaram terem demitido ao menos dois funcionários no último mês, contra 19,83% na primeira medição. O número total de pessoas que perderam o emprego é de 78.879, o maior entre todas as regiões do Estado. Em relação ao faturamento, 92,01% das empresas da região afirmaram terem tido uma queda no faturamento, cuja média é de 75,4%. O valor total é de R$1,8 bilhão. 

Confira a Pesquisa na íntegra.

 

24/04/2020

Mais notícias