Acesso Rápido

Notícias

Contorno Viário: continuação das obras no trecho em Biguaçu depende da ANTT

02/08/2016

Obra de extrema importância para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis, o Contorno Viário de Florianópolis possui ainda muitos entraves. Um deles, no trecho em Biguaçu, é a proximidade da nova rodovia ao aterro sanitário de Florianópolis e região, localizado no município. Com a intenção de ampliar o aterro sanitário, a Proactiva, responsável pela central de gerenciamento de resíduos, pedia pelo afastamento do traçado da obra desde o ano passado.

 

Em audiência realizada no dia 8 de julho, a Autopista Litoral Sul, responsável pela obra e a Proactiva entraram em acordo. Foi definido o afastamento do eixo do Contorno Viário de Florianópolis entre o KM 177,04 e o KM 178,8. A Autopista Litoral Sul informa que já entregou o cronograma das obras do novo projeto à ANTT, contemplando o afastamento de 150 metros do aterro sanitário, garantindo que a alteração não interfere no cronograma geral das obras do Contorno Viário de Florianópolis, previsto para conclusão em 2019, pois os trabalhos seguem em outras frentes no trecho em Biguaçu.

 

No entanto, o novo projeto que prevê o afastamento precisa ser aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O vice-presidente de Relações Institucionais da AEMFLO e CDL-SJ, Nelson Silveira, se reuniu com representantes da Autopista Litoral Sul na última sexta-feira (29/07) e conta sua perspectiva. “Eles afirmam que levará cerca de 30 dias para a ANTT aprovar o projeto, mas esses 30 dias deles correspondem três anos para mim”, declara.

 

Silveira reforça ainda que não acredita na conclusão do Contorno Viário de Florianópolis para 2019. “São muitos entraves. Fui informado que haverá a alteração de traçado também em Forquilha, São José, onde tem um lixão, por causa da densidade do terreno. As desapropriações em Palhoça estão evoluindo aos poucos, mas não acredito que essa situação será resolvida até 2020. Cada trecho tem o prazo de três anos para ficar pronto após todas as liberações concedidas. Como temos trechos que nem começaram a ser construídos ou serão alterados, a obra não tem como ser entregue para a sociedade em 2019”, lamenta.

 

Foto/Divulgação: Auto Pista Litoral Sul.

02/08/2016

Mais notícias