Acesso Rápido

Notícias

Conheça o projeto que prevê dez medidas contra a corrupção

20/07/2016

No dia 13 de julho, foi formada uma comissão especial para emitir um parecer do projeto. A comissão terá dez sessões para debater as medidas contra a corrupção, podendo ainda prorrogar esse prazo caso seja necessário. No momento, a Câmara está em recesso e volta no dia 2 de agosto. 

A primeira medida é a prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação, através de prestações de contas, treinamentos, testes morais de servidores e ações de conscientização. A segunda prevê a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos. A terceira busca o aumento das penas e tornar crime hediondo a corrupção de altos valores. Já a quarta medida propõe a eficiência dos recursos no processo penal, agilizando os processos penal e civil de crimes e atos de improbidade. A quinta é a celeridade nas ações de improbidade administrativa, fechando brechas da lei por onde criminosos escapam. 

A sexta e a sétima medida preveem, respectivamente, uma reforma no sistema de prescrição penal e ajustes nas nulidades (qualidade da norma, ato ou negócio) penais, alterando artigos do Código Penal e corrigindo distorções. A oitava busca a responsabilização dos partidos políticos em relação à sua contabilidade paralela (caixa 2). A nona propõe a prisão preventiva para assegurar a devolução de dinheiro desviado. Por fim, a décima medida prevê a recuperação do lucro derivado do crime. 

O diretor de Núcleos Empresariais da AEMFLO, Rodrigo Schmitt, assim como a maioria da população, acredita que o Brasil precisa de mudanças para combater a impunidade e a corrupção. “Todo o dinheiro desviado pelos corruptos deveria ser investido em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Vivemos com uma alta carga tributária, que não reflete em melhorias para a sociedade. Não podemos continuar vivendo assim. O Brasil precisa de medidas urgentes para acabar com a malandragem desses políticos, que deveriam estar trabalhando para a gente e não em benefício próprio”, relata. 

Para conhecer mais sobre as dez medidas propostas pela campanha clique aqui.

Manifestação reivindicará apoio ao projeto

Os brasileiros voltarão às ruas no dia 31 de julho. Em Florianópolis, os manifestantes ficarão concentrados na frente da Polícia Federal, na avenida Beira-Mar, a partir das 15h. Além do projeto que prevê as dez medidas contra a corrupção, os cidadãos vão se manifestar em apoio à Operação Lava Jato, pelo impeachment definitivo da presidente afastada Dilma Rousseff, pela prisão de todos os corruptos independente de partidos e pela renovação política. 

O coordenador do Movimento Brasil Livre Florianópolis, Ramiro Zinder, ressalta a importância da manifestação. “Alguns políticos estão tentando enfraquecer a Operação Lava Jato, que desencadeou a prisão de diversos corruptos. Não podemos deixar isso acontecer. Precisamos mostrar apoio à operação e fazê-la tomar fôlego”, explica. 

Schmitt reforça que é primordial a participação de todos no dia 31. “Temos que continuar cobrando responsabilidade dos políticos com o dinheiro público, o fim da corrupção e da impunidade. Exercer nosso papel de cidadão e pedir por um Brasil mais justo. Nosso país estava afundando por conta da má administração pública e não podemos deixar que aconteça um retrocesso”, conclui.

 

20/07/2016

Mais notícias