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Confira 5 dicas para aprimorar o atendimento

03/10/2016

Informados e exigentes. Essas são as principais características dos consumidores hoje em dia. A empresária e jornalista, Débora Elias, afirma que, por conta disso, o atendimento tem que ser elevado a outro nível. “Não basta apenas o vendedor ser educado e agradar o cliente, é preciso estar atento com as suas necessidades e, acima de tudo, surpreender suas expectativas”, relata.

A empresária lembra que, atualmente, existem diversos meios para oferecer atendimento, seja pessoalmente, por telefone ou internet. Ela destaca que cada meio tem suas particularidades, mas o atendimento com qualidade e ética deve ser o mesmo em qualquer dessas formas. “O profissional de vendas deve estar empenhado a ajudar o consumidor a atingir seu objetivo, sempre colocando as necessidades do cliente em primeiro lugar”, reforça.

Segundo a jornalista, muitos vendedores e atendentes não têm a oportunidade, nas empresas onde trabalham, de passarem por treinamentos mais abrangentes, que os ajudem a solucionar as diversas questões que surgem no dia a dia. “Mas isso não é motivo para o vendedor deixar de se especializar e atualizar. Na internet existem cursos gratuitos, além de muitas opções de leitura que focam a qualidade no atendimento e vendas”, afirma.

Confira 5 dicas da Débora para aprimorar o atendimento:

1 – Conheça muito bem o produto que vende ou os serviços que oferece;

2 – Descubra as necessidades do cliente e dê sugestões que possam melhorar a sua vida ou negócio;

3 – Não prometa o que não pode cumprir;

4 – Se interesse verdadeiramente pelo consumidor e

5 – Aprimore a inteligência emocional. É um conceito importante e ainda pouco explorado, mas que interfere fortemente nas relações humanas.

Jovens do Projeto Pescar por dentro do assunto

Débora está trabalhando o tema com os jovens do Projeto Pescar, da unidade AEMFLO e CDL São José. Este é o quarto ano que ela atua como voluntária e revela que a experiência está sendo gratificante. “Participando deste projeto, eles já estão se diferenciando no mercado de trabalho. Jovens como eles, com o caráter que têm, me dão esperança de um futuro melhor”, diz.

A empresária conta que está abordando com os jovens do Projeto Pescar os tipos de clientes e qual a melhor maneira de atendê-los. Na aula, são passados vários exemplos de empresas e profissionais que fazem a diferença e se destacam na excelência do atendimento ao cliente. Também destaco a diferença entre atender, satisfazer e encantar o cliente. E não deixei de lado uma introdução ao conceito de inteligência emocional!“, conclui.

03/10/2016

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