Acesso Rápido

Notícias

COMO FOI: Trocas Inteligentes oportunizou rico debate sobre liderança feminina

29/03/2018

Uma noite de compartilhamento. Assim foi o painel TROCAS INTELIGENTES com o tema "Desafios na Tomada de Decisões em Cargos de Liderança" que ocorreu na última terça-feira (27/3), em São José.

A realização foi da Associação de Mulheres Profissionais e de Negócios - BPW Grande Florianópolis - com a Social Good Brasil e o Movimento Mulheres do Brasil, com a parceria da AEMFLO e CDL São José, entidades anfitriãs.

A vice-presidente da BPW Grande Florianópolis, Glória Weissheimer, fez a abertura em nome da presidente Romi Ruff e falou dos propósitos da entidade e da necessidade de mantermos atividades que façam as mulheres serem inseridas em espaços de liderança.

PAINEL

Três exemplos de vida profissional e trajetória marcada pela inquietude em busca de oportunidades e conquistas. Assim pode-se resumir a história das painelistas que estiveram compartilhando seus conhecimentos com um público de aproximadamente 150 pessoas.

A mediação do debate foi feito pela jornalista Estela Benetti, colunista de economia do Diário Catarinense.  A empresária contábil Nadir Koerich, presidente da AEMFLO e CDL São José, a empresária Moniki Câmara Werner, fundadora da MC Werner, Organização Financeira e Gestão e Líder no Movimento Mulheres do Brasil e a administradora Soraya Tonelli, coordenadora Regional Sebrae SC trouxeram suas experiências e encantaram com informações sobre empoderamento feminino, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de conselhos sobre liderança e competências.

DEPOIMENTOS  

Em sua fala, Nadir destacou que "liderar não é transferir, é dar poder para equipe que sente-se confiante e comprometida. É preciso capacitar e dar oportunidades". Para Soraya, a liderança é um grande desafio, mas existem pilares indispensáveis nessa atividade: "Comunicação pra deixar claro os objetivos, mostrar como atingí-los e apoiar a equipe dando respaldo de líder responsável. Sempre digo à minha equipe que nem todos podem ser artilheiros, precisamos de pessoas em todas as funcões”.

Moniki foi enfática em dizer que nada impede de chegarmos onde quisermos, pois os obstáculos existem para todos, é preciso aprender a encontrar caminhos para superá-los. “Tenho como premissa valorizar o trabalho em rede e me fortaleço com pessoas que tem as mesmas dores. As relações me inspiram e tenho admiração por empresárias de sucesso que primam pela humildade e sempre estão compartilhando suas ideias”, disse ela.

A jornalista Estela Benetti elogiou as histórias contadas e incitou as painelistas a trazerem dicas para que outras mulheres sejam líderes.

Nadir resumiu que é imprenscindível “se permitir”, ou seja, ir atrás do que quer e o que sonha, sem barreiras. Moniki ressaltou que é importante se envolver em várias frentes, buscar novidades e manter boas relações que te  mostrem oportunidades. Por fim, Soraya trouxe dados de que as mulheres têm ascendido mas a maioria não passa dos cargos gerenciais por medo, portanto, o conselho é “ter estômago”, não fugir e acreditar que está à altura para assumer cargos de liderança.

No final, a BPW mostrou um video sobre essa transferência de conhecimento entre mulheres com narração da consultora e palestrante Dulce Magalhães, que já foi presidente da entidade e faleceu em fevereiro de 2017.

29/03/2018

Mais notícias