Acesso Rápido

Notícias

Comer fora de casa pode trazer riscos

13/02/2013

Comer em restaurantes é prática diária de muitos trabalhadores e empresários. A distância de casa, a praticidade e a variedade de cardápios dos restaurantes são fatores que contribuem para a escolha por comer todos os dias “fora de casa”. Mas cuidado. A alimentação inadequada em restaurantes é comum e o risco de doenças relacionadas à má alimentação pode aumentar consideravelmente com a prática.

Essas conclusões foram resultados da pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). Foram 834 pessoas entrevistadas na cidade de São Paulo, entre adolescentes, adultos e idosos, das quais 32% afirmaram fazer pelo menos uma refeição fora de casa por dia. A semelhança entre os hábitos alimentares dos paulistanos com o resto dos brasileiros é positiva para avaliar as práticas alimentares pelo país.

A pesquisa apontou que a variedade de alimentos consumidos em restaurantes e lanchonetes, mais ricos em gordura, está associada a um maior índice de hipertensão e obesidade. As refeições mais frequentemente realizadas fora de casa são as intermediárias, como o lanche da manhã ou o lanche da tarde e a média de calorias consumidas por refeição é de 628 calorias. Os dados mostram ainda que 59% dos frequentadores de restaurantes e lanchonetes apresentam excesso de peso ou obesidade e 26% dos que comem fora têm hipertensão.

A nutricionista Bartira Gorgulho, em entrevista concedida ao jornal Estado de S. Paulo, afirma que é possível ter uma alimentação saudável fora de casa balanceando a comida com verduras e legumes, evitando o consumo excessivo de carboidratos. “Restaurantes por quilo geralmente oferecem várias opções de verduras e legumes possibilitando uma boa alimentação”, aconselha.

Com informações do Estadão

13/02/2013

Mais notícias