Acesso Rápido

Notícias

CNDL e SPC Brasil mostram que inadimplência do consumidor desacelera no primeiro semestre de 2019

16/07/2019

De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), após atingir crescimento recorde no auge da recessão econômica, a inadimplência do consumidor dá sinais de desaceleração.

O volume de atrasos no primeiro semestre de 2019 cresceu apenas 0,9% na comparação com o final do ano passado. Sendo a segunda menor variação nos atrasos desde 2012, quando a inadimplência havia crescido 5,8% no primeiro semestre daquele ano. Já em 2017, o crescimento observado fora muito semelhante ao deste ano, com alta de 0,8%.

Considerando apenas o mês de junho, o volume de consumidores com contas sem pagar e registrados em listas de inadimplentes também apresentou um crescimento mais modesto: alta de 1,7% frente a junho de 2018. É o menor avanço na base anual de comparação desde dezembro de 2017.

Dados mais detalhados do indicador revelam que houve alta na quantidade de consumidores em três das cinco regiões do país. A mais acentuada foi na região Sudeste, cujo crescimento foi de 3,4% em junho frente ao mesmo período do ano passado. Em segundo lugar ficou a região Norte, que apresentou alta de 2,2% na quantidade de devedores, seguida do Sul, que teve crescimento de 1,79%. Com exceção do Norte, todas essas regiões também apresentaram desaceleração nos atrasos. Já no caso das regiões Nordeste e Centro-Oeste, foram observados recuos de -0,6% e -0,3%, respectivamente.

 

Com informações da CNDL e SPC Brasil 

16/07/2019

Mais notícias