Acesso Rápido

Notícias

Bom atendimento ao cliente: por que é tão importante?

03/05/2021

Proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente é essencial para conquistá-lo e fidelizá-lo. Um atendimento diferenciado gera muitas oportunidades de negócios, afinal, é nesse momento que a empresa passa a ouvir e compreender melhor seus clientes. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 61% dos consumidores se importam mais com um bom atendimento do que com o preço do produto/serviço. Mas por que o atendimento ao cliente é tão importante para o crescimento do negócio?

Confiança

O consumidor precisa de um bom motivo para permanecer fiel à uma empresa. Caso contrário, existem muitos outros concorrentes disponíveis com diferentes preços e serviços. Ao fornecer o melhor atendimento, a empresa ganha uma boa reputação, e isso pode ser o diferencial na hora do cliente escolher onde comprar.

Custos

Manter clientes é mais barato do que conquistar novos compradores. Não desperdice a oportunidade de criar relacionamentos duradouros. Se o comprador confia na sua empresa, é bem atendido e soluciona seus problemas, por que ele buscaria um concorrente?

Reconhecimento

O Marketing Boca a Boca é um dos melhores aliados para qualquer empresa. Além de ser gratuito, as recomendações de clientes são muito persuasivas. Oferecer um atendimento impecável é o primeiro passo para ter reconhecimento.

Confira cinco orientações fundamentais para conseguir um bom atendimento ao cliente:

1. Atenção

Tudo o que o consumidor quer é ser ouvido. Muitas pessoas acreditam que se tivessem tido mais atenção no atendimento ao adquirir um produto ou serviço, sua experiência teria sido mais completa e satisfatória. Saiba ouvir e orientar seu cliente de forma que ele sinta essa dedicação.

2. Cliente

Conhecer o público-alvo é determinante para um bom atendimento. Para isso, é preciso um estudo amplo sobre quem frequenta o seu segmento. Qual o gênero, faixa etária, renda, etc. Quanto mais informações você tiver, mais personalizado poderá ser o seu atendimento.

3. Produto e segmento

Tenha o máximo de conhecimento sobre os produtos e serviços que você está vendendo. Seu cliente percebe quando você sabe do que está falando. Afinal, pessoas sempre compram de quem confiam. Não conhecer seus produtos pode significar que o cliente fará compras em outro lugar. Um erro comum é responder perguntas com “eu não sei”. Em vez disso, tente ajudar o comprador dizendo “eu vou descobrir para você”.

4. Agilidade

Atualmente, o consumidor exige agilidade em tudo, seja na entrega de uma mercadoria, ou na resposta para suas dúvidas, perguntas e problemas. Procure sempre a redução do tempo de atendimento, sem perder a qualidade.

5. Linguagem corporal

Aprender a ler seus clientes traz muitos benefícios importantes. O consumidor está feliz, triste ou frustrado? Muitas vezes, mudar o humor do cliente pode criar um relacionamento melhor e maior probabilidade de compra. Por outro lado, também é importante saber quando um visitante está ou não disposto a comprar.

Quer aprender como oferecer um excelente atendimento ao público? Não perca o curso, Atender e Encantar o Cliente – Uma Conexão com Valores, com Rosana Majolo e Ana Paula Santos. O curso será realizado no dia 19 de maio, das 19h às 22h30, na sede AEMFLO E CDL-SJ. Para fazer sua inscrição, CLIQUE AQUI.  

 

Foto: Portal VMI

03/05/2021

Mais notícias