Acesso Rápido

Notícias

AVC atinge mais de 30 milhões de brasileiros

06/09/2011

O derrame sofrido pelo técnico do Vasco, Ricardo Gomes, (28/09), durante uma partida contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, acendeu uma luz vermelha para uma doença silenciosa, a hipertensão. O treinador era hipertenso e não tomava os medicamentos regularmente, o que pode ter o levado a um (AVC) Acidente Vascular Cerebral hemorrágico. A pressão arterial do técnico atingiu 19 x 1 quando o ideal seria em torno de 12 x 8. O que aconteceu com Gomes é considerado o AVC mais grave e menos comum.

A maior preocupação de médicos e especialistas é que esse não foi um caso isolado. Atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem com pressão alta e se não for tratada corretamente, com o tempo acaba se transformando num infarto ou AVC. Isso é comprovado pelos dados do Ministério da Saúde, que afirma ser a doença que mais mata no país, pois apenas 10% dos pacientes controlam a pressão de maneira correta. Só nos seis primeiros meses de 2011, o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou 84 mil internações.

Para se prevenir e controlar a hipertensão é fácil. Fazer atividades físicas regulares, como uma caminhada de 20 a 30 minutos e ter uma alimentação saudável, com frutas e verduras, já é capaz de reduzir em 95% as chances de a pessoa desenvolver a doença. Os cuidados são com o uso abusivo do sal, o sedentarismo, maus hábitos alimentares, idade avançada e problemas renais. Se necessário, deve-se fazer o uso de medicação com regularidade. Os especialistas garantem que se não controlar a pressão, é quase certo que a pessoa, em algum momento, tenha uma complicação séria.

Saiba como prevenir a hipertensão

  • Cuidado com o histórico familiar
  • O excesso de peso é outro vilão que deve ser cuidado;
  • Atividade física é mais do que obrigatória para os hipertensos, desde que se tenha autorização médica;
  • Alimentar-se bem, com frutas, verduras, carnes brancas e evitar o sal;
  • Bebida alcoólica em excesso também não é aconselhável;
  • Os diabéticos devem ter as precauções redobradas;
  • Procure medir a pressão com frequência.
     

Com informações do Portal UOL

06/09/2011

Mais notícias