Acesso Rápido

Notícias

Associações da Grande Florianópolis se reúnem na Facisc para apresentarem o projeto Voz Única

16/09/2022

Nesta sexta-feira (16) aconteceu mais uma edição do Road Show, desta vez, da regional Grande Florianópolis, na sede da Facisc. A ação tem o intuito de apresentar as necessidades de cada cidade reunidas pelo projeto Voz Única para candidatos às eleições. O presidente do Conselho Deliberativo, João Moacir Will, o vice-presidente do Conselho, Fabio Stecanela, o conselheiro da AEMFLO e CDLSJ e vice-presidente regional da Grande Florianópolis na Facisc, Odilio Guarazi, e o vice-presidente de Administração e Patrimônio da AEMFLO, Afonso Legório, participaram do evento. 


 

Para as entidades da região, entre elas a AEMFLO, a educação, a tributação e gestão pública, a ampliação do teto de simples e fim do sublimite do ICMS e ISS, a saúde, a construção de hospital regional de Palhoça, o turismo e a infraestrutura são as prioridades elencadas pela Regional na Cartilha Voz Única e entregues aos candidatos a deputado estadual e federal.

Cerca de 20 candidatos participaram do evento que contou com a presença de representantes das associações empresariais das cidades de Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Florianópolis, Itapema, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Tijucas. As associações da regional definiram pleitos prioritários e descreveram as necessidades por cidade. Todo este conteúdo está na Cartilha Voz Única no site vozunica.com.br

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Rodrigo Rossoni, destacou que o Voz Única tem como objetivo estimular o diálogo entre os candidatos e o setor produtivo. “Queremos abrir um canal com o sistema associativista. Juntos podemos construir uma sociedade mais digna para as pessoas viverem e mais próspera”.

O Voz Única tem como um de seus pilares o levantamento de informações com quem vive a realidade nas suas cidades. Também se baseia em fatos e dados. Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc, apresentou como funciona o Voz Única e sobre os dados de SC. O grande novidade desta edição do Voz Única é o monitoramento. ”A cereja do bolo desta edição é a criação de um aplicativo onde conseguiremos acompanhar e monitorar a evolução de cada um dos pleitos elencados no documento Voz Única”.

Sérgio Alves alertou sobre o alto índice de pessoas indecisos. “50,2% do eleitorado não sabe em quem votar há 16 dias das eleições. Isso pode mudar totalmente o rumo dos resultados que estão sendo previstos nas pesquisas”.

PLEITOS PRIORITÁRIOS DA REGIONAL

Odílio Guarezi, vice-presidente regional da Grande Florianópolis, explicou que junto com o desenvolvimento vem as carências e as necessidades e por isso foram listados nesta cartilha. “O Voz Única foi elaborada pelos empresários associados, aqueles que vivem dia-a-dia, que vivem o chão de fábrica, que vivem as carências e as necessidades. É uma cartilha muito mais sugestiva do que de cobrança. E como estamos em época de eleições pedimos que levem em consideração nos seus planos”.

1. Educação: Oferta descentralizada de ensino técnico profissionalizante vinculado às vocações econômicas da regional.

2. Tributação e gestão pública: Ampliação do teto de simples e fim do sublimite do ICMS e ISS, deixando no mesmo limite do SIMPLES Nacional, e desburocratização de processos e liberação de licenças.

3. Saúde: Construção de hospital regional em Palhoça.

4. Turismo: Alfandegamento em Porto Belo para o atracamento dos cruzeiros transatlânticos e aceleração no processo de privatização da gestão e operação dos centros de eventos estaduais.

5. Infraestrutura: conclusão do contorno viário de Florianópolis, duplicação da BR 282, melhoria e ampliação do sistema de transporte público na Grande Florianópolis.

Outro ponto discutido e apresentado foi a abertura de um canal de relacionamento com a superintendência da região Metropolitana. Segundo Guarezi este é um importante passo para o desenvolvimento regional.

Com informações da Facisc.  

16/09/2022

Mais notícias