Acesso Rápido

Notícias

ANO COMEÇA COM MAIS EMPREGOS

02/03/2007

Empresas criaram 14,4 mil oportunidades em janeiro
O ano começou bem para quem está à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, as empresas catarinenses criaram 14,4 mil empregos com carteira assinada em janeiro, 25,2% a mais que no mesmo mês de 2006.

Os segmentos que mais contrataram foram a agricultura; os hotéis, bares e restaurantes; e o comércio e a administração de imóveis (veja mais no gráfico). “O verão ajudou muito”, diz Osnildo Vieira Filho, técnico do Sistema Nacional do Emprego (Sine) em Santa Catarina.

Fraiburgo foi quem criou mais postos de trabalho. Foram 2.161 empregos, principalmente na zona rural, motivados pela colheita de maçã. Florianópolis, Joinville, São José e Blumenau completam a relação dos municípios onde mais surgiram novos lugares para se trabalhar.

“Esse desempenho está ajudando a reduzir o desemprego”, diz o economista José Álvaro Cardoso, do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-econômicos (Dieese). Nos 12 meses encerrados em janeiro, foram criados 63,6 mil empregos formais. Ele calcula que, anualmente, 50 mil catarinenses entram no mercado de trabalho.

A expectativa que a tendência de aumento nas contratações continue. O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em Florianópolis, José Itajara de Souza, avalia que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos de R$ 503,9 bilhões em obras de infra-estrutura até 2010, sirva de combustível para a geração de novas oportunidades de trabalho.

Apesar do aumento nas oportunidades, as empresas estão à procura de profissionais qualificados.

“Temos grande dificuldade em encontrar pessoas com o mínimo de qualificação, pessoas prontas para trabalhar”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em Florianópolis, José Itajara de Souza. Ele cita como exemplo uma empresa de Joinville que contrata vigilantes e auxiliares para limpeza. “Eles fazem cerca de cem entrevistas por semana e selecionam de três a cinco pessoas. Tem semana que não selecionam sequer um candidato.”

O crescimento catarinense foi maior que o nacional. No País, o número de novos empregos formais aumentou 21,8%. Com uma forte contribuição do segmento de serviços, a economia gerou 105.468 empregos com carteira assinada em janeiro passado. Desse total, 47,3 mil vagas foram abertas nos segmentos de serviços ligados à limpeza, vigilância, informática, administração de imóveis e técnicos.

Fonte: AN

02/03/2007

Mais notícias