Acesso Rápido

Notícias

ALIMENTAÇÃO AUMENTA O CUSTO DE VIDA EM SÃO JOSÉ

11/05/2007

Aumentos nos preços do pimentão, kibe pronto, limão, requeijão, pães, carnes e outros produtos utilizados na alimentação foram responsáveis por 0,47% da variação registrada no custo de vida de São José, que em abril atingiu 0,56%.

O índice deu um salto considerável em relação ao mês de março, onde a variação do ICV-SJ foi de apenas 0,10%, e ficou acima da média apurada em sete capitais brasileiras. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o IPC (Índice de Preços do Consumidor) variou no mês 0,31%. Em Porto Alegre o IPC registrou a maior alteração, 0,68%, e no Rio de Janeiro a menor.

O ICV-SJ é calculado pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, em convênio com a AEMFLO e CDL-SJ, e reflete a variação dos preços incidentes sobre os orçamentos das famílias josefenses, com rendimentos de um a 40 salários mínimos.

O método utilizado para calcular o índice baseia-se em pesos (%¨) determinados na Pesquisa do Orçamento Familiar(POF), realizada em 2006. Portanto, as variações de preços registrados nos estabelecimentos pesquisados são submetidos aos hábitos de consumo das famílias da POF.

A pesquisa faz um levantamento mensal de preços nos grupos de habitação, transporte, doméstico, despesas pessoais, saúde,educação e vestuário.

O Índice do Custo de Vida de São José/SC registra um acumulado, no primeiro trimestre de 2007, de 1,70%.

Link Relacionado:

:: Relatório da Pesquisa (PDF)

11/05/2007

Mais notícias