Acesso Rápido

Notícias

AEMFLO integra Rede Catarinense de Compliance

09/05/2019

No dia 7 de maio, a presidente da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO), Nadir Koerich, assinou o Acordo de Cooperação, para criação da Rede Catarinense de Compliance. O documento foi assinado em cerimônia na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

O objetivo da criação da Rede é fortalecer a cultura de Compliance em Santa Catarina, disseminando esse conceito e promovendo o intercâmbio de informações e de boas práticas entre as organizações. Para a presidente da AEMFLO, Nadir Koerich, a Rede poderá auxiliar todas as empresas catarinenses. “Hoje, as práticas de compliance são vistas como uma necessidade para várias áreas de negócios”, ressalta.

O lançamento ocorreu durante o primeiro curso sobre Governança, Riscos e Compliance, ministrado pelo presidente eleito do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE), Edmo Colnaghi Neves. “É estratégico as empresas terem compliance. Temos visto os riscos de violações aumentarem no Brasil e ter o compliance ajuda garantir a prosperidade e a longevidade”, comentou o palestrante.

Além de desmistificar o tema principalmente entre as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), a Rede pretende promover o Compliance como importante fator organizacional, que minimiza riscos, aumenta a competitividade, possibilita diferencial estratégico e competitivo, e garante a sustentabilidade das empresas. “Para começar implementar um programa de compliance, as empresas precisam de uma pessoa responsável, um código de conduta, treinamentos, comunicação e canais para o recebimento de informações”, concluiu Edmo.

Além da AEMFLO, da Facisc e do IBDEE, também compõem a Rede Catarinense de Compliance: a Associação Catarinense de Supermercados (Acats); a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif); o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee); o Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC); o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e o International Accounting Standards Committee (Iasc).

 

09/05/2019

Mais notícias