Acesso Rápido

Notícias

AEMFLO e CDL-SJ comemora inauguração do Espaço do Empreendedor e lança novo benefício para o associado

25/08/2022

Na manhã desta quinta-feira, 25/8, São José inaugurou oficialmente o Espaço do Empreendedor. A AEMFLO e CDL-SJ são parceiras da iniciativa e participaram do evento que marcou a abertura do espaço. O vice-presidente de Adminstração e Patrimônio, Afonso Legório da Silva e o gerente Institucional Leones Mônego, comemoraram a inauguração. “É um marco na história de São José, que vai fomentar a economia da cidade”, destacou Legório. 


 

Segundo a diretora do Sescon Grande Fpolis, Sueli Lira, o ambiente vai apoiar os empreendedores do município. “Precisamos mudar a cultura de que prefeitura de um lado e empresas do outro, precisamos nos unir para prosperar”. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, Rose Bartucheski, sestacou que todo o trabalho que vem sendo feito se consolida com a inauguração do Espaço do Empreendedor. Rose destacou que São José entrou no top cinco de abertura de empresas no primeiro semestre deste ano. O espaço já vinha funcionando e hoje foi inaugurado oficialmente. 

O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou que a parceria entre as entidades e a prefeitura vem sendo valiosa para o desenvolvimento do município.

O Espaço do Empreendedor, da Prefeitura de São José, é um projeto implantado em parceria com o Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. O objetivo é atrair mais empreendedores para a cidade, onde atualmente é possível abrir uma empresa em até 4 horas.  

Sala do Empreendedor 

A AEMFLO e CDL-SJ também lançaram nesta quinta-feira (25) um novo benefício para seus mais de 3,3 mil associados: a Sala do Empreendedor. O principal ponto do projeto é a disponibilidade da sede das entidades no Distrito Industrial, em São José, como endereço fiscal para os empresários associados. 

A Sala do Empreendedor segue uma tendência dos grandes polos, visto que, com o crescimento das vendas on-line impulsionado pela pandemia, muitas empresas sentiram a necessidade de mudar sua forma de atuação. Uma delas, que atingiu muitos empreendimentos, foi a transferência dos negócios para o modelo home office e consequentemente, o fechamento de endereços comerciais.

Segundo o presidente em exercício da AEMFLO e CDL-SJ, Gilberto João Rech, empreendedores, principalmente prestadores de serviços, também encontram dificuldades para abrir seus empreendimentos por não possuírem um endereço comercial. “Muitas vezes é necessário transformar o seu endereço residencial em comercial, o que ocasiona elevação do IPTU”, explica o presidente.

De acordo com a 11ª edição da pesquisa “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 69% dos pequenos negócios vendem on-line e, de cada 10 empresas, 7 já comercializam seus produtos e serviços pela internet. “Esta é uma tendência mundial e a Grande Florianópolis vai na mesma linha, o que traz novas necessidades aos empreendedores”, destaca Rech.

Empresários em geral, escritórios de contabilidade e contadores que buscam espaços para instalação do endereço de empresas de clientes vão poder utilizar o endereço da AEMFLO e CDL-SJ como endereço fiscal, ou seja, para registrar junto aos órgãos competentes, como endereço. “Essa é uma forma de auxiliar diretamente o empresário, pois muitos endereços residenciais não permitem que sejam utilizados como endereço comercial, como é o caso de condomínios”, conclui o presidente em exercício. 

Além do benefício com o endereço fiscal, o empresário associado terá na sede da AEMFLO um espaço para realização de reuniões com wi-fi (verificar disponibilidade de horário) e recebimento de correspondências com preço acessível.


 

25/08/2022

Mais notícias