Acesso Rápido

Notícias

AEMFLO e CDL de São José participam do III Fórum Nacional do Comércio

27/10/2017

O papel do varejo na retomada do crescimento. Esse foi o tema que norteou os debates do III Fórum Nacional do Comércio, realizado em Brasília nos dias 24 e 25 de outubro. Membros da Diretoria Executiva e do Conselho da AEMFLO e CDL de São José participaram do evento a fim de fomentar negócios e trocar informações sobre a economia do país.

Criado em 2013 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Fórum Nacional do Comércio tem como objetivo ampliar o debate para a esfera política, econômica e institucional, para assegurar maior competitividade às empresas dos setores de comércio e serviços. 

Para a presidente da AEMFLO e CDL de São José, Nadir Koerich, o evento trouxe informações inovadoras para que as empresas lojistas possam aperfeiçoar o seu desempenho.  “As palestras também contribuíram para melhorar a nossa performance organizacional e fortalecer cada vez mais o associativismo por resultado”, ressaltou.  

Abertura

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Governo Federal, Dyogo Oliveira, participou da abertura do evento e detalhou medidas para a recuperação do varejo. Em sua explanação, Oliveira destacou que o saque das contas inativas do FGTS, a facilitação na concessão de crédito e a diferenciação nos preços dos produtos foram as principais iniciativas do governo para a retomada do consumo.

O ministro sublinhou os baixos índices de inflação e a queda dos juros dos últimos meses como favoráveis ao ambiente de negócios e reforçou a importância do varejo na recuperação econômica e no crescimento do PIB. “Setores do varejo mais relacionados ao crédito se destacaram. Material de construção, móveis, eletrodomésticos, veículos e motos registraram altos índices de consumo. Também entre janeiro e agosto de 2017, houve crescimento de R$ 19 bilhões no crédito para pessoa física, sendo R$ 17,5 bilhões relativos somente ao crédito consignado”, comentou.

Outro momento importante foi o debate com os relatores da reforma tributária, deputado Luiz Carlos Hauly; da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho; e da reforma previdenciária, Arthur Oliveira Maia.

Durante a programação, os congressistas também ouviram as palestras do fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino; da economista da XP Investimentos, Zeina Latif; do presidente da Sambatech, Gustavo Caetano; da economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti; e do vice-presidente de Serviços, Infraestrutura e Operações do Banco do Brasil, Carlos Araújo.

Participaram do evento representantes de mais de 1.500 Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil.  

Na foto (esq p/ dir): Vice-presidente de Administração, Zamir Pereira; Vice-presidente de Assistência e Serviços, Gilberto Rech; Presidente do Conselho Deliberativo, José Marciel Neis; Diretor de eventos, Amauri Zabot; Presidente da AEMFLO e CDL de São José, Nadir Koerich; Vice-presidente de Patrimônio da CDLSJ, Ewerton Luis Alves; e Vice-presidente de Patrimônio da AEMFLO, Rodrigo Alfredo Schmitt. 

27/10/2017

Mais notícias