Acesso Rápido

Notícias

Acesse as notas técnicas e documentos oficiais publicados desde o início da pandemia em SC

16/04/2020

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) desde o início da pandemia em território catarinense, já publicou um total de 68 notas para o enfrentamento da Covid-19. Destas, 58 são técnicas, sete informativas, duas de alerta e uma de orientação. Do dia 13 de março até esta última quarta-feira (15/4), já foram contabilizados 380 mil acessos nesta área específica e 800 mil no site da Secretaria de Saúde. 
 
São mais de 350 páginas de notas sendo elaboradas e atualizadas frequentemente pelo grupo técnico que atua no Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES). Os documentos servem para informar e orientar a população e profissionais de saúde em como proceder em determinadas situações para prevenção e controle do novo coronavírus. 
 
No site, o usuário acessa as Notas, em Profissionais de Saúde, são disponibilizados ofícios, fluxogramas, plano de contingência, protocolos do SAMU, recomendações para isolamentos, videoconferência, material gráfico, além de recomendações da Anvisa. 
Enquanto na parte nomeada de Legislação, também é possível encontrar todos os decretos, deliberações e portarias do Governo Estadual publicadas desde o início das ações de enfrentamento à Covid-19. 

ACESSE AQUI, todas as notas emitidas.

O que significa cada tipo de nota? 

Nota técnica 

É um documento base (estadual) que reúne orientações detalhadas de cunho técnico, descrevendo ações para o controle de doenças e agravos para o território de abrangência de cada área desta Secretaria de Estado da Saúde. Pode conter fluxos, gráficos, figuras e tabelas. 

Atualmente, no site do coronavírus do Governo Estadual, as notas técnicas estão divididas por área de atuação: Coordenação Estadual de Segurança Do Paciente, Centro de Operações de Emergência em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Assistência Farmacêutica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde/Anvisa e SAMU. 

Nota Informativa 

Um documento sucinto que fornece informações complementares sobre ações previamente estabelecidas, como por uma nota técnica, portaria, manual, etc. Geralmente com vigência por período determinado.  

As notas informativas para enfrentamento à Covid-19 para o território catarinense foram elaboradas pela Assistência Farmacêutica, SAMU, Vigilância Epidemiológica, e Controle de Infecção em Serviços de Saúde/Segurança do Paciente. 

Nota de Alerta 

O documento contém informações para situações de urgência e emergência, devendo ser conciso e informar as ações para enfrentamento e tomada de decisão, com período determinado. Até o momento há duas notas de alerta da Vigilância Sanitária no portal. 

Nota de Orientação 

É um documento que possui apenas a função de orientar a população. Atualmente há no site uma nota do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) sobre a pulverização de vias públicas para inativação do coronavírus. 

 

16/04/2020

Mais notícias