Acesso Rápido

Notícias

A contabilidade para a tomada de decisão

27/03/2017

Você sabia que a contabilidade pode colaborar, e muito, no processo de gestão das empresas? O presidente da AEMFLO e CDL São José, Marcos Souza, bateu um papo super interessante sobre o tema com o empresário, contador e conselheiro da AEMFLO e CDL São José, Luiz Fernando Pereira. Confira:

 

Marcos Souza: Como a contabilidade pode efetivamente colaborar na gestão das empresas?

 

Luiz Fernando Pereira: A contabilidade é o celeiro, o banco de dados, o coração da empresa. É onde armazena todos os dados, desde a entrada de uma nota até a sua saída. Ela gerencia toda a parte de estoque, financeiro... Então, a contabilidade pode gerar várias informações para a tomada de decisão do empresário, que através de ferramentas específicas pode dar um rumo ao seu negócio. O empresário tem que ter noção da entrada e saída de dinheiro, tem que ter esse controle, isso é fundamental. Esse fluxo de caixa pode ser auxiliado pelo contador, através de uma planilha do Excel ou um próprio rascunho.

 

Hoje o empresário também tem que ter noção que precisa ter ferramentas na área de TI. A Tecnologia da Informação veio e ficou. E não tem volta. O empresário, hoje, pode comprar um software que dá todas essas ferramentas e todo esse suporte a preço baixo. E isso, ao longo do tempo, vai ajudar na organização dos seus negócios, no planejamento estratégico, no seu plano de ação, enfim, é de suma importância ter esse tipo de ferramenta...

 

Souza: Com o fluxo de caixa, ele consegue ver o passado, analisar o presente e projetar o futuro? O contador deixa de ser um escriturário, um anotador de livros, para fazer parte da gestão do negócio?

 

Pereira: Ele vai assessorar, vai dar consultoria, vai elaborar ferramentas de gestão na área econômica, social, gestão de pessoas...

 

Souza: Você falou a palavra mágica: consultoria. Ele deixa de ser apenas um contador para prestar consultoria, para apoiar a gestão do negócio?

 

Pereira: Sim, o contador hoje é um alicerce importante dentro da estrutura da empresa. O empresário e o contador caminham juntos.

 

Souza: O empresário tem muita dúvida sobre como pagar esse serviço. Como as empresas de contabilidade hoje cobram por seus serviços? Como avaliar isso?

 

Pereira: A cobrança, o preço do contador é muito subjetivo. Depende de uma série de variáveis e uma das variáveis é o tipo de segmento: uma indústria, construção civil, comércio, serviços... Outra situação é o tipo de tributação, se é uma empresa de lucro real, de lucro presumido, do simples, número de empregados, a rotatividade desses empregados... Então, tudo isso aí são variáveis que o contador tem que analisar para formar seu preço. Sendo que cada um também tem seu custo operacional...

 

Souza: Até o nível de serviço que ele vai prestar, que ele vai se envolver na gestão do negócio é um ponto importante para chegar aos custos?

 

Pereira: Sim. O nível de atendimento, qual atendimento o meu cliente quer? Ele quer, além de pagar todos os serviços que foram citados, pagar uma hora de consultoria, pagar hora de assessoria... Então, tudo isso vai englobar em um preço dentro do grau de exigência do empresário.

 

Souza: O que você recomenda que as empresas devem avaliar na hora de contratar uma empresa de contabilidade? Que itens, critérios pode adotar?

 

Pereira: Primeiramente, tem que saber se o profissional está devidamente registrado no seu órgão de classe e pegar referência das empresas atuais que ele trabalha, assim como as anteriores. Às vezes, o empresário quer um trabalho a nível tributário, um planejamento tributário e o contador não tem essa condição, não tem essa qualificação. Então, tem que ver a necessidade realmente do empresário. Quando a gente vai numa livraria comprar um livro, às vezes tu olha a capa, mas tem que olhar o conteúdo. 

 

 

27/03/2017

Mais notícias