Acesso Rápido

Notícias

7 dicas para ter uma boa performance em vídeos on-line

05/04/2021

Uma boa comunicação é importante em qualquer área da vida, pois é através dela que conseguimos expor nossas ideias. Nos relacionamentos, se expressar bem cria e estreita laços, sendo um fator essencial para garantir bem-estar e qualidade de vida. No âmbito profissional, a comunicação é fundamental para se destacar, facilitando tanto as relações interpessoais quanto aquelas mais formais, que envolvem falar em público.

Uma boa oratória inspira, motiva e influencia pessoas, sendo muito bem-vinda no mercado de trabalho. Alguns exercícios ajudam a falar de forma adequada, com mais clareza e melhor dicção, fazendo a mensagem chegar corretamente ao ouvinte, como ler textos em voz alta, praticar trava-línguas e treinar a respiração, contribuindo para melhorar a comunicação e garantir uma postura mais segura e confiante. 

Atualmente, só ter uma boa oratória não basta. Em tempos de Lives e Stories, saber se expressar bem nos vídeos on-line é cada vez mais exigido. Quem sabe usar vídeos para propagar seu nome e trabalho gera muito mais visibilidade e está mais propenso a fazer novos negócios.

Confira sete dicas essenciais para ter uma boa performance em vídeos on-line:

1. Roteiro

É preciso planejar antes de gravar. Escreva o que será falado, com conteúdo para o começo, meio e fim. Desta forma a ideia fica organizada e você evita se perder.

2. Tópicos

Evite decorar o que você irá falar. Se precisar, faça tópicos a serem abordados e discorra com a sua forma de falar, sem decorar. Texto decorado e sem interpretação fica impessoal e monótono.

3. Objetividade

O público on-line, em geral, prefere vídeos curtos. Seja objetivo em sua abordagem, traga exemplos, cite situações do cotidiano em que as pessoas possam se identificar. Quanto mais simples a abordagem, melhor para as pessoas captarem sua mensagem. Sempre lembrando de falar próximo da linguagem de seu público-alvo.

4. Informalidade

Linguagem coloquial facilita o entendimento e cria proximidade com o público. Evite usar termos ou linguagens muito formais. Fale como se você estivesse conversando com um amigo, uma troca de ideias. A conversa pode ser um assunto sério, mas a forma de falar pode ser leve.

5. Exclusividade

Ao falar para a câmera, pense sempre que há uma pessoa por trás da lente e que está curiosa em saber o que você tem a falar.  Trate seu espectador de “você” ao invés de “vocês”. Fale sempre como se houvesse uma pessoa para que ele se sinta próximo, íntimo, como se a conversa fosse exclusiva, entre vocês dois.

6. Simpatia

Uma apresentação sem sorriso ou com expressão séria demais pode trazer peso desnecessário para o vídeo. Algo muito sério pode desestimular seu público a ver o vídeo até o final. Trazer descontração através de simpatia gera aceitação de seu espectador.

7. Lente

Quando você conversa com alguém, provavelmente, você gosta que a pessoa olhe em seus olhos. Conversar com uma pessoa que não olha para você causa indiferença. O mesmo ocorre no virtual. Se você faz um vídeo e quer conversar com a pessoa, é necessário olhar nos olhos, neste caso, olhar para a lente da câmera.

Quer aprender a se comunicar melhor? Não perca o curso Oratória, Comunicação e Storytelling, com a fundadora da escola de oratória Impulsione, Gabriela Magnani. As aulas serão realizadas nos dias 31 de maio e 1º de junho, das 19h às 22h, na sede AEMFLO e CDL-SJ. Para fazer sua inscrição, CLIQUE AQUI

 

05/04/2021

Mais notícias