Acesso Rápido

Notícias

5 dicas para proteger sua empresa de crimes cibernéticos

23/05/2017

Você sabia que mais da metade das empresas brasileiras não estão protegidas contra os crimes cibernéticos? Esta informação é da empresa de segurança Trend Micro e se o seu negócio faz parte desta estatística é melhor tomar cuidado, pois os crimes cibernéticos contra as empresas estão se tornando cada vez mais comuns.

 

No dia 12 de maio, um ciberataque afetou o funcionamento de diversas empresas e organizações, de inúmeros países, como Rússia, Espanha, México, Itália e, inclusive, o Brasil. Em nosso país, os ciberataques levaram a Petrobras, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Itamaraty e Tribunais de Justiça de diversos Estados a tirarem os sites do ar.

 

O diretor da Regional do Kobrasol e da TrueIT, Ewerton Alves, explica que os criminosos estão agindo com foco no sequestro de dados, através do vírus Ransonware, que criptografa os arquivos e pede o resgate. “Esses ataques exploram algumas vulnerabilidades dos softwares instalados e as principais portas de entrada ainda são as mensagens de e-mail ou spam. Os criminosos criam uma estrutura para envio massivo desse vírus por e-mails ou sites infectados e cobram um valor em troca da solução. Normalmente, o meio de pagamento do resgate é através de bitcoin, uma moeda virtual impossível de rastrear. Vale ressaltar que o pagamento não é indicado”, revela.

 

Alves destaca o que acontece quando uma empresa é infectada. “Após infectar um computador, o vírus inicia o processo de criptografia de arquivos, deixando inacessíveis não só arquivos na máquina infectada, mas também os arquivos que estão acessíveis pela rede. Foca principalmente em arquivos do Excel, Word e PDF, mas também pode chegar a casos de comprometimento de bancos de dados inteiros”, relata.

 

Dicas

 

Como se proteger dos crimes cibernéticos? “Hoje temos diversas tecnologias capazes de proteger os dados mais sensíveis (nuvem, disco etc..) não só contra vírus, mas também outros fatores, inclusive erro humano”, destaca o diretor. Alves lista 5 dicas para te ajudar:

 

1 - Backup: tenha um backup confiável, com o tempo de retenção adequado para sua empresa. Teste as restaurações com frequência, no mínimo mensalmente. Empresas que possuem backup confiável e tiveram infecção por esse tipo de vírus, rapidamente conseguiram voltar às atividades sem qualquer perda.

 

2 - Antivírus: é questão de sobrevivência. Um computador sem antivírus está altamente vulnerável, é questão de tempo para ser infectado. Por isso, tenha um antivírus confiável, não use soluções que só “fazem de conta” e transmitem uma falsa sensação de segurança. Na hora que o ataque realmente for para valer, esses antivírus não serão capazes de lhe ajudar.

 

3 - Mantenha o sistema operacional e aplicações atualizadas. Todos os softwares possuem falhas, mas os fabricantes lançam correções com muita frequência. Essa é mais uma garantia para não deixar brechas aos invasores.

 

4 - Capacite seus colaboradores sobre segurança da informação. Os colaboradores precisam saber da responsabilidade que é manipular o maior bem da empresa, que são os dados sobre clientes, produtos, parceiros, financeiros, contábeis etc.

 

5 - Busque um especialista de sua confiança. Não podemos mais arriscar com soluções amadoras, a Tecnologia da Informação é um fator de sucesso ou fracasso de uma empresa.

 

23/05/2017

Mais notícias