Acesso Rápido

Notícias

10 dicas para manter uma alimentação saudável no trabalho

02/06/2017

Para manter o pique no trabalho, é necessário estar em dia com a sua saúde. E a nutricionista Francine Ferrari explica que a nossa saúde está diretamente ligada ao que ingerimos, às atividades físicas que praticamos e à nossa tranquilidade mental.

 

Na correria do dia a dia, nos alimentamos mal e até pulamos uma refeição ou outra, o que não pode acontecer. Os maus hábitos podem interferir, inclusive, na produtividade. “Já uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios, como bem-estar, vitalidade, uma imunidade melhor, beleza estética, melhora na atividade mental etc. O corpo precisa de nutrientes e um movimento saudável para encarar a rotina”, afirma.

 

Francine indica que cada pessoa deve procurar um nutricionista para saber a melhor forma de cuidar da sua alimentação, mas de modo geral o ideal é se alimentar em intervalos de 4h e, nas refeições intermediárias, ingerir frutas secas, oleaginosas e água de coco. Ela lista os alimentos que não podem faltar no cardápio. “Frutas, verduras, legumes e água diariamente. Moderar a carne bovina e de aves e inserir proteínas de forma variada com feijão, lentilha, ovo caipira e peixes. Também inserir no cardápio os energéticos, como arroz e grãos integrais, aveia, batata barra ou doce, mandioca e derivados. Limite os doces!”, aconselha.

 

Uma dica para controlar a alimentação é a famosa marmita. Levar a marmita para comer no trabalho pode se tornar mais saudável, prático e até mais barato do que ir a um restaurante ou comprar comida em outro lugar. Para ter menos trabalho na cozinha, opte por receitas fáceis de fazer, podendo até ser pratos únicos, mas que contenham todos os nutrientes.

 

Com uma alimentação mais saudável no ambiente de trabalho, diminui a abstenção dos colaboradores e evita doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias”, revela.

 

Uma forma das empresas oferecerem uma alimentação mais saudável, e também ganharem benefícios fiscais, é através do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). Para saber mais sobre este programa clique aqui. Algumas das modalidades adotadas pelo PAT para que as empresas ofereçam aos seus colaboradores são alimentação-convênio e refeição-convênio. A AEMFLO e CDL São José oferecem esses benefícios para as empresas através da Ticket. Saiba mais aqui.

 

Dicas para se alimentar melhor

 

Francine lista 10 dicas para manter uma alimentação adequada e mais saudável, para contribuir ao seu bem-estar e aumentar a sua produtividade no trabalho. Confira:

 

1 - Alimentos in natura devem ser a base da alimentação: Em grande variedade, os alimentos in natura ou minimamente processados são a base ideal para uma alimentação balanceada e saborosa. Variedade significa alimentos de todos os tipos, como feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc.

 

2 - Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades: Esses alimentos podem fazer parte de uma dieta balanceada e deixar as refeições mais saborosas, mas o excesso pode provocar doenças crônicas, como obesidade e hipertensão.

 

3 - Limitar o consumo de alimentos processados: Os ingredientes e métodos usados na fabricação de alimentos processados – como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos – alteram de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam. Utilize como ingredientes e em pequenas quantidades na hora de cozinhar.

 

4 - Evite o consumo de alimentos ultraprocessados: Biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados que, devido a seus ingredientes, são nutricionalmente desbalanceados.

 

5 - Faça as refeições com regularidade: Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre elas. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade. Sempre que possível, coma em companhia, com os colegas de trabalho. A companhia nas refeições favorece a regularidade e atenção.

 

6 - Faça compras em locais que ofereçam variedade de alimentos in natura: Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras e outros locais que comercializam variedade de alimentos in natura ou minimamente processados. Prefira legumes, verduras e frutas da estação e cultivados localmente. Sempre que possível, adquira alimentos orgânicos e de base agroecológica, de preferência diretamente dos produtores.

 

7 - Desenvolva, exercite e partilhe suas habilidades culinárias: Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens. Se você não tem habilidades culinárias, procure adquiri-las. Converse com as pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet... comece a cozinhar!

 

8 - Planeje seu tempo e dê à alimentação o espaço que ela merece: Planeje as compras de alimentos, organize a despensa e defina com antecedência o cardápio da semana. Faça das refeições um momento privilegiado de convivência e prazer. Reavalie como você tem usado o seu tempo e identifique quais atividades poderiam ceder espaço para a alimentação.

 

9 - Fora de casa, prefira locais que sirvam refeições feitas na hora: No dia a dia, procure locais que servem refeições feitas na hora e a preço justo. Restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções, assim como refeitórios que servem comida caseira. Evite redes de fast-food.

 

10 - Seja crítico quanto às informações sobre alimentação em propagandas: Lembre-se de que a função essencial da publicidade é aumentar a venda de produtos e não informar ou, menos ainda, educar as pessoas. Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais e estimule outras pessoas, particularmente crianças e jovens, a fazerem o mesmo.

 

NED aborda tema para as escolas

 

As escolas também estão investindo em uma alimentação mais saudável para os seus alunos! O assunto, inclusive, foi abordado por Francine na palestra “Segurança Alimentar e Nutricional na Escola Privada”, no último encontro do NED (Núcleo de Gestores Educacionais), realizado na quinta-feira (18), na sede da AEMFLO e CDL São José, em Barreiros.

 

Francine destacou que a escola é o lugar ideal para desenvolver hábitos alimentares. Ela explicou que as escolas devem restringir a oferta, promoção e venda de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal e definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas mais saudáveis. Além disso, Francine afirmou que é muito importante ter o auxílio de um nutricionista para elaborar um cardápio mais saudável.

 

A nutricionista ainda deu diversas dicas aos integrantes do NED e uma delas é estimular a produção de hortas escolares para a realização de atividades com os alunos e a utilização destes alimentos na alimentação ofertada na escola. Ela também abordou as políticas públicas sobre alimentação escolar.

 

02/06/2017

Mais notícias