Investigando a rotatividade da empresa, o gerente detectou que a saída da maioria dos funcionários era por iniciativa deles mesmos, que acabavam pedindo demissão. Para entender os motivos das demissões, o gerente rapidamente preparou uma entrevista de desligamento e passou a aplicá-la à medida que os funcionários iam saindo.
Com a entrevista, foi possível compreender que o salário pago pela loja de calçados, pasmem: era superior ao das empresas da região! Por outro lado, o pacote de benefícios não era nada atrativo, já que a maioria dos profissionais eram mulheres com filhos e diferente desta empresa, as demais ofereciam incentivo em creche até os seis anos de idade e vale alimentação, que dava condições para fazer parte das compras do mês no supermercado.
Para reduzir a rotatividade na loja de calçados, o gerente apresentou ao proprietário uma proposta para reajustar o salário para a média da região, ou seja, um salário menor do que estavam pagando, mas criou um pacote de benefícios que fosse atrativo para os profissionais. Com o custo de demissão e recrutamento reduzidos, foi possível, inclusive, treinar a equipe e mantê-la engajada.
O resultado nas vendas?
Triplicou em um ano.
E você, como está lidando com a rotatividade na sua empresa?
Cuidado, cuidado, cuidado. Um olho no seu negócio e outro no mercado!
*o case foi baseado em histórias reais.
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