Acesso Rápido

Como controlar a rotatividade na minha empresa?

Como controlar a rotatividade na minha empresa?


É cíclico e até natural: abro processo seletivo, um bocado de gente se interessa. Os profissionais parecem sedentos pelo mercado e então alguém é escolhido. Esta pessoa recebe todas as condições para trabalhar, como salário, que às vezes é até acima do praticado no mercado, benefícios e desenvolvimento profissional. Passa pelo período de experiência, cria-se uma rotina e ele já faz parte da engrenagem, quando de repente pede para sair. Isso quando o pedido de demissão não acontece em grupo! A rotatividade pode até ser considerada saudável, acredite – mas desde que seja controlada!

 

Os motivos que fazem os profissionais pedirem demissão e aumentarem o índice de rotatividade, ou turnover, nas empresas vão além de salário. Ambiente de trabalho, reconhecimento e um sincero tapinha nas costas, benefícios, desenvolvimento profissional, feedback, oportunidade de crescimento e propósito da empresa também são levados em consideração na hora de se procurar uma nova oportunidade. Mas como empregador, é importante analisar os motivos que levam à rotatividade de funcionários, especificamente, na sua empresa.

 

O índice de rotatividade (turnover) tem muito a ver com a forma com que você administra e mantém engajado o seu time. E se torna preocupante quando a rotatividade prejudica diretamente a sua produção e faturamento, por isso é de suma importância que a rotatividade seja controlada para ser saudável. Mas como e porque controlar?

 

Separamos cinco boas dicas para você controlar a rotatividade da sua empresa:

 

Conheça a realidade salarial e os benefícios praticados no mercado e avalie se condizem com o que você oferece na sua empresa.

 

Faça um questionário bem estruturado e entreviste o funcionário que pede demissão.
Tão importante quanto levar a sério este momento, é considerar as respostas e tomar decisões. Às vezes um sinal de alerta é despertado!

 

Avalie seu ambiente organizacional, bem como a forma com que os líderes agem com o time. Essa avaliação pode ser realizada na própria pesquisa de clima, que se bem aplicada, tem um resultado muito bacana.

 

Dê feedback (sempre)E lembre-se que puxões de orelha e medidas corretivas devem ser feitas de forma particular e a dois. O reconhecimento deve ser realizado com verdade e de verdade. Também traz bons resultados a avaliação 360º, em que a gestão pode ser avaliada por seus colaboradores, diretores, clientes internos e externos. E o mais interessante é que neste tipo de feedback, o próprio colaborador faz a avaliação de si mesmo. Dessa forma, você terá informações valiosas para tomada de decisão. 

 

Saiba receber feedback também! Esteja atento a forma com que o seu colaborador se comporta. Às vezes numa simples brincadeira um feedback é realizado e você tem nas mãos informações valiosas para se desenvolver.

 

 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE AEMFLO CDL

Para que sua empresa faça parte da comunidade AEMFLO CDL é preciso que tenha uma senha de acesso. Siga os passos abaixo para obter sua credencial:

SE VOCÊ FOR GESTOR

1) Acesse com seus dados de acesso do Visor;
2) Caso não tenha acesso ao Visor, clique aqui e saiba como liberá-lo;
Depois que sua senha do Visor for criada, você poderá utilizar os mesmos dados de acesso aqui na Comunidade.

SE VOCÊ FOR COLABORADOR DE UMA EMPRESA ASSOCIADA

1) Preencha seus dados no formulário abaixo;
2) Um email será disparado para os seus gestores, solicitando a liberação de acesso ao painel de administração da Comunidade;
3) Assim que for liberado, sua senha será enviada por email então você estará apto a acessar a comunidade.

Para que possamos verificar se sua empresa já é associada e liberar o seu acesso na Comunidade, favor preencher os campos abaixo.