Acesso Rápido

Blog

Saiba como sua empresa pode reduzir a carga tributária

04/12/2017

A carga tributária é a relação entre os valores dos impostos recolhidos pelo governo federal e o valor do Produto Interno Bruto (PIB). Em outras palavras, ela é responsável pela riqueza do país que é gerada somente com o pagamento de impostos, correspondendo, geralmente, de 30 a 35% do PIB. Esse alto valor pode assustar alguns empresários, principalmente os que estão iniciando no ramo, mas você sabia que é possível reduzir a carga tributária de sua empresa?

Através do planejamento tributário, sua empresa pode adotar medidas que irão reduzir drasticamente o valor da carga tributária. Essa prática consiste em um conjunto de ações e medidas, atos jurídicos e situações materiais referentes ao negócio, com o objetivo de reduzir a carga tributária, buscando maior economia e rentabilidade para a empresa. 

Uma das principais práticas para reduzir a carga tributária, incluídas no planejamento tributário, é estudar os modelos de tributação do mercado (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) e avaliar qual é o melhor modelo para seu tipo de negócio. Essa escolha é decisiva para o futuro de sua empresa, podendo contribuir efetivamente na redução da carga tributária.

O planejamento tributário também garante que a empresa aproveite as melhores condições ofertadas pelo governo federal, estadual e municipal, como incentivos e créditos fiscais. O ICMS, por exemplo, é um tributo estadual que oferece isenção ou redução na carga tributária, dependendo do regime de tributação escolhido e das singularidades da empresa.

Através de outros incentivos fiscais oferecidos pelo governo é possível reduzir, ainda, alguns tributos federais, como o PIS, IPI e Imposto de Renda Pessoa Jurídica. O ideal é pesquisar e conhecer como esses incentivos contribuem na prática para a redução da carga tributária.

Outra prática que pode contribuir para reduzir a carga tributária é contratar empresas de soluções tributárias. Alguns empresários podem não dominar completamente o assunto quando se trata de carga tributária e, para que não haja nenhum erro, contar com ajuda profissional irá ajudar seu negócio a prosperar.

Pensando em auxiliar os empresários da Grande Florianópolis a melhorarem suas práticas de tributação, a AEMFLO e CDL-SJ oferecem o curso “Planejamento Tributário”, que será realizado de 29 de janeiro a 01 de fevereiro. Não deixe de participar! Mais informações sobre o curso podem ser conferidas aqui

04/12/2017

Mais Postagem