Acesso Rápido

Blog

Saiba como gerenciar o Controle de Vendas e Estoque

28/02/2019

Já parou para pensar na importância da Gestão de Compras e Controle de Estoque? Embora pareça que as duas áreas não têm nada a ver uma com a outra, a verdade é que a gestão de compras e o controle de estoque devem estar integrados se a intenção da empresa é conseguir resultados logísticos e operacionais melhores, afinal, para armazenar itens de uma empresa, é preciso considerar que existe a necessidade de que determinados itens sejam comprados.

 A integração dessas duas áreas, portanto, é capaz de afetar diretamente no balanço financeiro da empresa. Entenda porque esses dois setores devem caminhar de mãos dadas!

Diminuição de prejuízos

Quando a comunicação entre a gestão de compras e o controle de estoque andam juntos, você evita principalmente duas coisas: perda de vendas e mercadorias encalhadas. Ou seja, ao comprar produtos demais, o estoque fica excessivamente grande, e, caso alguma peça esteja faltando no estoque, não é possível efetivar a venda. Tudo isso leva a prejuízos, tanto pelo desperdício de oportunidades quanto pelo desperdício de mercadorias.

 Maior rotatividade

Com uma gestão de compras integrada à gestão de estoque, os itens são comprados para suprir a demanda sem que as mercadorias encalhem. Além de permitir adaptações importantes à situação do mercado ou da empresa em um determinado momento, isso garante que a empresa tenha maior liquidez, já que há menos imobilização de capital em forma de estoque.

Menos custos

A gestão de compras, quando feita considerando previsão de vendas, situação do mercado e ofertas de fornecedores, promove um tamanho de estoque condizente com a realidade da empresa. Um estoque menor e mais assertivo, garante uma redução de gastos com armazenamento, assim, além de não imobilizar capital em produtos, otimiza o consumo de produtos.

Aumenta a lucratividade da empresa

A junção da gestão de compras com a gestão de estoque tem como resultado final, o aumento da lucratividade da empresa. Esse fator se deve basicamente ao fato de que a empresa conta com mais liquidez, mais capital de giro e menos gastos com estoques em geral.

Integração

A integração entre a gestão de compras e a de estoque é indispensável não só para que a empresa não sofra um desabastecimento, mas também para evitar prejuízos com desperdícios e perdas de oportunidades de negócio. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Participe do nosso Curso Gestão e Controle de Estoque!

 

28/02/2019

Mais Postagem