Acesso Rápido

Blog

Saiba como abordar e cobrar clientes inadimplentes

23/08/2019

Em tempos de crises econômicas, as empresas sofrem muito com o aumento da inadimplência. Para solucionar tal problema e acarretar menos risco ao caixa, elas precisam ter a prática da análise de crédito e do estudo de perfil dos consumidores. Assim, é possível identificar a idoneidade e capacidade financeira dos seus futuros clientes.

Para evitar prejuízos, os empresários aplicam estratégias diversas. Separamos algumas delas para auxiliar você na concessão de crédito e cobrança, além de apresentar os tipos de inadimplentes e como abordá-los:

 Analisar e conceder crédito:

Nesta situação, é importante analisar o mercado e onde o seu público-alvo está inserido. O sistema de avaliação para análise e de concessão de crédito deve recorrer de acordo com duas técnicas: subjetiva e objetiva. A primeira se volta às técnicas que se baseiam no julgamento individual e a segunda é focada em dados estatísticos.

Tipos de inadimplentes:

1. Devedor ocasional

Seus atrasos estão frequentemente relacionados aos problemas inesperados. Pegos de surpresa, acabam priorizando outros pagamentos ou simplesmente esquecendo de uma data de vencimento. A abordagem a este cliente, deve ser mais sutil, afinal, eles pagam as dívidas o mais rápido possível.

2. Devedor crônico

Esse devedor tem como principal característica a má organização de suas finanças, perdendo os prazos com frequência. É necessário uma ação mais rigorosa do time de cobrança, afinal, só paga quando há ação efetiva da cobrança.

3. Devedor negligente

Este perfil é marcado pelo descontrole de suas finanças, adquirindo mais dívidas do que pode honrar. Muitas vezes, não dispõe de condições imediatas para quitar os débitos e o tempo de permanência na inadimplência é um pouco mais longo do que os anteriores e exige uma cobrança mais delicada.

4. Mau pagador

Para esse perfil inadimplente, as dívidas não parecem ser um problema, e há maior dificuldade para se estabelecer contato e diálogo para uma negociação, já que o encaminhamento judicial é uma possibilidade real.

Quer saber como aprimorar técnicas de identificação do perfil inadimplente de sua empresa, ou aperfeiçoar as técnicas de avaliação de crédito? Nos dias 03 e 04 de setembro, vamos realizar o Curso Análise de Crédito e Cobrança de Inadimplentes. Portanto, não fique de fora e inscreva-se!

 
 

23/08/2019

Mais Postagem