Acesso Rápido

Blog

Qual o papel da liderança em uma empresa?

14/02/2019

Liderar é apontar caminhos, conduzir um grupo e seus objetivos, é demonstrar ser um indivíduo notável. Se uma empresa tem objetivos e os quer atingir, estes devem estar em concordâncias com o que pensam os seus líderes ou gestores.

Um bom líder deve criar um ambiente favorável para que a motivação seja constante, é necessário que o gestor conheça bem o que motiva sua equipe, sem esquecer que as pessoas têm perfis e motivações diferentes, isso exige que o líder adapte seu estilo para se conectar com cada um do seu time.

Veja quais são as principais funções dos líderes atuais:

Manter a equipe engajada

Desenvolver uma equipe é uma tarefa e tanto, mantê-la motivada é ainda mais desafiador. O modo como o líder conduz a equipe é um aspecto de suma importância para o sucesso. Conceder feedbacks regularmente, promover confraternizações a fim de celebrar o cumprimento de metas e prover benefícios aos seus funcionários são exemplos de práticas comumente realizadas por líderes nas empresas.

Administrar o tempo

É comum o líder ter uma demanda maior de trabalho, portanto, é necessário saber otimizar seu tempo, delegar funções e administrar a produtividade da equipe.

Conciliar demandas

Um líder define as prioridades do dia a dia, delega as demandas de forma clara para evitar o desgaste da equipe. Além disso, é extremamente importante saber diferenciar o que é urgente e importante.

Ser bom ouvinte

Saber ouvir é uma habilidade importante para quem ocupa este cargo. O líder deve ouvir com atenção, coletar opiniões, absorver conhecimentos e incorporar feedbacks, e sempre que necessário reavaliar constantemente seu papel e se reposicionar quando necessário, buscando desenvolver competências necessárias para a posição na qual atua.

Quer saber como aprimorar essas e outras características essenciais para ser um bom líder? Participe do nosso curso Líder Coaching - Liderança de Impacto, e saia preparado para gerir sua equipe e alavancar resultados! 

14/02/2019

Mais Postagem