Acesso Rápido

Blog

Qual a importância do planejamento para o setor de RH?

17/07/2017

Ter um planejamento bem estruturado e definido é importante para qualquer negócio e em qualquer segmento. O planejamento é o melhor caminho para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos e metas de forma efetiva, eficiente e objetiva, já que com ele é possível ter mais clareza e visão estratégica para tomada de decisões atuais e até mesmo futuras. E com o RH não é diferente. 

No setor de Recurso Humanos o planejamento é uma importante ferramenta de gerenciamento e está diretamente ligada com o plano de gestão da empresa e também com o seu sucesso. O objetivo do planejamento no RH é antecipar o futuro das atividades do setor e determinar quais os recursos podem ser utilizados para cumprir essas atividades. 

O planejamento do RH precisa ser voltado tanto para o alcance dos objetivos da empresa, quanto para as necessidades dos colaboradores, como o que os motivará e os fará desenvolver um bom trabalho. Planejar as ações do RH também permite avaliar e organizar o orçamento necessário para recrutamento, capacitação e outras ações. 

Para construir o planejamento de RH é necessário verificar algumas etapas:

Análise da atual condição do setor:

O primeiro passo é identificar os pontos fortes da empresa, e também aqueles que podem ser melhorados, com a atual equipe, e fazer um levantamento das habilidades, conhecimentos e experiências dos colaboradores. A partir dessa pesquisa será possível reconhecer as demandas e saber se é necessário contratar mais funcionários, investir em mais capacitação, as áreas que precisam ser melhor trabalhadas e se os colaboradores estão dispostos a assumir novos desafios e responsabilidades.

Previsão das demandas do RH:

O segundo passo é prognóstico das futuras demandas e necessidades do setor com base nas conquistas e objetivos estratégicos da empresa. É importante analisar tendências de mercado e melhorias tecnológicas que possam ajudar no alcance das metas da organização. Ao prever as demandas do RH é possível avaliar os desafios que deverão ser enfrentados para alcançá-las.

Análise das falhas:

O terceiro passo inclui determinar as falhas entre aonde a empresa quer chegar e onde ela está hoje. Nessa etapa devem ser analisadas todas as práticas de gerenciamento do RH para identificar o que precisa ser melhorado, a fim de dar suporte  ao crescimento da organização.

Depois de observar todos esses pontos, é hora de dar início ao planejamento do RH. Tenha em mente que montar um planejamento coerente e assertivo é um trabalho que demanda tempo e a colaboração de todos os envolvidos na organização. Um planejamento bem estruturado é a bússola que guiará as ações dos colaboradores e da empresa até chegarem aos bons resultados. 

17/07/2017

Mais Postagem