Acesso Rápido

Blog

Qual a importância do líder em uma empresa?

31/10/2017

O líder deve ser a figura que motiva os funcionários e, por isso, está diretamente ligado à gestão de pessoas. É importante ressaltar que o líder não é considerado chefe, pois existe diferença entre os dois conceitos. O chefe é alguém que tem tendência a se impor, ser autoritário, exigir trabalho duro dos funcionários e ser temido por eles.

Já o líder é um motivador, que conduz e inspira os colaboradores a trabalhar em prol da organização, mas fazendo com que eles se sintam integrados ao time e tenham vontade em continuar fazendo parte da empresa.

Como se tornar um bom líder?

Um líder possui características que o diferenciam dos demais membros de uma organização. Muitos dizem que o talento de um líder é inato, mas a liderança pode ser desenvolvida ao longo da vida. Abaixo você confere 3 passos que irão te ajudar a se tornar um bom líder!

Passe segurança para a equipe

Os líderes mais bem sucedidos são aqueles que tratam os colaboradores de igual para igual. Se você quer ser um líder, não demonstre que está em uma posição superior a dos outros, nenhum funcionário quer ser tratado como subordinado. Por isso, passe segurança para sua equipe, mostre que você está do lado deles, ajudando-os a crescer cada vez mais e sendo um exemplo a ser seguido.

Dê voz aos colaboradores

Diferente de um chefe que só sabe se impor, um bom líder está disposto a ouvir os funcionários e aceita críticas, sugestões e pontos a melhorar. Quando o funcionário é ouvido e seu ponto de vista é levado em conta, é muito mais fácil que ele se sinta parte integrante do time. As pessoas gostam de ter voz no ambiente de trabalho. Então, seja aberto a feedbacks e saiba ouvir os colaboradores.

Faça o que os outros não fazem

O líder de sucesso está disposto a enfrentar todas as situações pelas quais a empresa passa, sejam elas boas ou ruins. Em momentos de crise, por exemplo, o líder deve tomar à frente, motivar os funcionários e encontrar soluções rápidas para determinado problema. Em suma, é importante que ele tenha iniciativa para fazer o que os outros não fazem dentro da empresa, sem medo de falhar, já que um bom líder sempre enxerga falhas como aprendizado e oportunidade de crescimento.

Para melhorar ainda mais sua capacidade de liderança, invista em cursos e treinamentos que vão te ajudar a se tornar um bom líder. A AEMFLO e CDL São José oferece curso de Liderança com ótimos resultados e satisfação. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Gostou de nossas dicas? Nos acompanhe pelo Facebook, LinkedIn e Instagram para ficar por dentro de nossos conteúdos e novidades.

31/10/2017

Mais Postagem