Acesso Rápido

Blog

Qual a importância de uma análise de crédito eficiente?

26/04/2017

A facilidade na obtenção de crédito fez a economia brasileira crescer consideravelmente. Contudo, com a crise econômica e suas respectivas consequências, como a diminuição do poder aquisitivo da população, a inadimplência assolou os mais diversos setores. Para que uma empresa continue a prosperar no mercado, é necessário realizar uma boa análise de crédito, dessa forma, reduzindo custos e gerando mais ganhos. 

Confira a seguir ações fundamentais para uma análise de crédito eficiente. 

Revise o consumo nos bureaus de crédito

Uma boa saída para diminuir os custos da análise de crédito é revisar o consumo nos bureaus de crédito. É importante certificar-se de que as informações fornecidas são realmente relevantes, para contribuir de forma positiva na análise. Portanto, escolha os dados que agreguem valor ao setor, assim, será mais fácil reduzir gastos com informação e tornará a análise de crédito mais adequada e eficiente. 

Avalie diferentes fontes de informação

Além de selecionar e filtrar a qualidade da informação a ser analisada, é preciso avaliar se existem outras fontes de informação e entender quais as variáveis mais adequadas para a estratégia. Analisando a qualidade e fontes de informação, você poderá verificar o custo-benefício dos fornecedores, e assim, fazer cortes se necessário.

Melhore o processo de cadastro

A maioria das empresas possui, se não possui deveria, uma ferramenta de cadastro de clientes que é utilizada de forma estratégica. Durante o processo de compra, a empresa solicita informações cadastrais do cliente, para que futuramente, essas informações façam parte do processo de análise de crédito. É fundamental analisar e se houver necessidade, solicitar dados adicionais do cliente. Dessa maneira, será possível validar esses dados para descobrir o potencial limite de crédito do cliente.

Outra forma de reduzir custos para o processo da análise de crédito é centralizar todas as informações do cliente em um só cadastro. Assim não será necessário consultar os dados cadastrais em mais de uma plataforma, consequentemente ganhando mais eficiência em tempo.

Automatize a avaliação de crédito 

Definir e automatizar os processos de avaliação de crédito padronizam a ação e faz com que a análise de crédito seja mais rápida e eficaz. Um bom sistema pode facilitar na automatização da análise de crédito, otimizando o uso das informações.

Gostou das dicas? Confira nosso blog mais conteúdos úteis para a gestão da sua empresa.

26/04/2017

Mais Postagem