Acesso Rápido

Blog

Por que a gestão de pessoas é cada vez mais importante para as empresas?

26/07/2017

A tecnologia ganha cada vez mais espaço nas organizações e isso é natural, já que suas diversas funcionalidades auxiliam no dia a dia, tornando processos mais produtivos, eficientes e práticos. Mas para que a tecnologia esteja em pleno funcionamento, são necessárias pessoas para administrá-la e o valor humano ainda sobressai o fator tecnológico. Por isso, a gestão de pessoas se torna cada vez mais importante nas empresas. 

As empresas são formadas por pessoas, que têm sentimentos, emoções, capacidades, competências e atributos que formam sua personalidade e influenciam diretamente no seu desempenho dentro da organização. Por isso, gerir pessoas e saber lidar com o capital humano delas é essencial, já que ele é o recurso mais importante dentro de uma organização e ao mesmo tempo é o mais difícil de ser administrado. 

A gestão de pessoas é um procedimento que une práticas do setor de recursos humanos como desenvolvimento, capacitação, envolvimento, atração e retenção de talentos, com o objetivo de administrar o comportamento interno dos colaboradores e humanizar as empresas, potencializando seu capital humano. 

É muito comum confundir a gestão de pessoas com as tarefas exercidas pelo setor de recursos humanos, mas na verdade, ela é uma das atividades que integra a administração de uma organização, portanto, é responsabilidade de todos os gestores e não só do RH. A gestão de pessoas utiliza o RH apenas como um mecanismo que disponibiliza ferramentas para que a empresa possa melhorar o relacionamento com os colaboradores e gerar resultados mais assertivos. 

Empresas que fazem uso da gestão de pessoas costumam formar profissionais mais qualificados e engajados a explorar o seu melhor dentro da organização. A gestão de pessoas trabalha com ações que promovem a valorização dos colaboradores, o que os motiva e como consequência, estimula o crescimento da empresa.

Pessoas são essenciais no desenvolvimento e crescimento de uma organização. Por conta do papel fundamental que o fator humano representa dentro de uma empresa, cada vez mais a gestão de pessoas se torna imprescindível na administração de um negócio, seja qual for o segmento e o porte da organização. 
O elemento humano sempre refletiu diretamente nos resultados da organização e cada vez mais a gestão de pessoas se torna uma ferramenta importante na conquista de bons resultados.

26/07/2017

Mais Postagem