Acesso Rápido

Blog

O poder do conteúdo: Como atrair leitores para seu site?

02/08/2019

No reinado digital, o conteúdo é o rei. Pois, ele determina se o usuário permanece no seu site ou simplesmente sai sem pensar duas vezes. Criar conteúdo relevante e atrativo é um desafio constante para agências de comunicação e empresas de todos os ramos. Visto que na hora da publicação, muitos profissionais acabam escorregando em detalhes que fazem total diferença para prender a atenção do leitor. Diante disso, pesquisamos os principais cuidados para você acertar em cheio ao postar um conteúdo na internet. Confira! 

Conheça seu público

Antes de começar a elaboração do seu texto é preciso identificar para quem você está escrevendo, quais os interesses desse público alvo e onde eles procuram as informações. Afinal, não adianta você pesquisar e escrever um post completo se ele não for lido por pessoas que queiram saber sobre o assunto.

Defina palavras-chave (SEO)

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que é a forma que traduz o processo para conseguir visitas de forma orgânica para seu site, usando os mecanismos de busca, como o Google.

Para aumentar as chances do seu conteúdo parar na primeira página do Google, otimize o SEO com a escolha de uma palavra-chave e use-a no título e no primeiro parágrafo do texto.

Quando você faz uma busca por algo do seu interesse no Google, os resultados que aparecem na primeira página estão lá porque passaram pelos critérios que a empresa Google considera importante para ranquear o seu conteúdo e aparecer ali. Existem algumas ferramentas para isso, como o Google Keyword Planner, que mostra termos relacionados ao que você está pesquisando e indicam o volume médio de busca no Google por aquela palavra.

Conheça a linguagem do seu público

Mesmo que o seu assunto seja algo mais técnico, é importante que a pessoa leiga no assunto consiga ler e compreender o que está sendo dito, para evitar informações equivocadas ou até mesmo pode ser que a pessoa entenda algo completamente contrário do que você gostaria de dizer. Afinal, seu objetivo é tornar aquele assunto prático para o dia a dia do seu público alvo.

Coesão e Coerência – Você sabe a diferença?!

Para que o usuário tenha gosto pela leitura do seu conteúdo, é necessário que haja, primordialmente, coesão e coerência.

A coesão é a disposição e a correta utilização das palavras que fazem a ligação entre frases, períodos e parágrafos de um texto, colaborando com a organização do texto. Já a coerência é o uso da lógica na distribuição de ideias, ou seja, um texto contraditório ou com redundâncias é um texto incoerente. Esse equívoco textual compromete a clareza das informações. Por isso, na hora de produzir um conteúdo, esteja atento às palavras de ligação, conecte os parágrafos e não deixe as ideias soltas.

Crie um título atraente

O primeiro contato do leitor com o seu texto, é através do título, e é o que chama visitas ao seu site. Por isso, o título precisa ser bem adequado ao tema. O título precisa ser atrativo e convincente, para despertar a curiosidade do leitor.  

Revise seus textos

Depois de ter feito toda a parte de pesquisa, entender o público, identificar quais do interessa, que informações buscam, chegou a hora de fazer a revisão. É importante reler tudo o que você escreveu para ter certeza de que não esqueceu de nada. É com a revisão que você consegue perceber alguns erros de digitação ou gramaticais que estão no texto.

Se trabalha sozinho, releia o texto no dia seguinte para revisá-lo. Assim, sua visão não estará acostumada com o que você já escreveu e poderá perceber pequenos desvios cometidos. Se trabalha com outras pessoas, é sempre interessante pedir para que elas leiam seu texto e façam sugestões.

Gostou das dicas? Fique de olho em nosso Blog, toda semana publicamos aqui conteúdos com dicas para aprimorar as suas atividades profissionais e da sua empresa!                                            

 
 

02/08/2019

Mais Postagem