Acesso Rápido

Blog

O desafio da liderança: Fundamentos e práticas da gestão de equipes

10/02/2017

Um profissional não é simplesmente um líder, mas torna-se através de atitudes que mudam seu jeito e personalidade refletindo em sua equipe. O clima organizacional está diretamente ligado ao líder, sua postura e ações. Esse comportamento de liderança está continuamente em aperfeiçoamento, adaptando-se às mais diversas circunstâncias. É importante destacar que um líder preocupa-se com o todo, não apenas o eu, pois a engrenagem que move a empresa são os colaboradores. A partir de fundamentos e práticas da gestão de equipes, todos de forma unida, conseguirão atingir metas e objetivos de forma muito mais satisfatória.

 

Selecione bem os seus colaboradores

Sua equipe é seu braço direito. Por isso, na hora de alguma contratação, dê a devida importância ao processo. Você precisa de pessoas que acreditem na sua empresa, nas suas ideias e queira de verdade fazer parte dessa jornada.

 

Humanização

Muitas vezes, podemos nos esquecer disso, focando apenas em números e metas, porém lembre-se: Você está trabalhando com pessoas! Passamos a maior parte do tempo dos nossos dias no trabalho, consequentemente convivendo com a equipe muito mais que com nossos familiares. Por isso, é fundamental proporcionar um ambiente amigável e aberto para discussões. Cada pessoa possui necessidades e opiniões diferentes, e muitas vezes pode estar passando por uma situação complicada em sua vida pessoal. Acima de tudo, procure sempre o diálogo.

 

Comunicação é tudo

Um dos maiores problemas organizacionais está na falta de comunicação. O desafio da liderança e de sua equipe está em não permitir que ruídos na comunicação prejudiquem os processos fundamentais para o funcionamento da empresa. Para isso, como citado anteriormente, é necessária a criação e manutenção de um ambiente que permita a abertura do diálogo.

 

Motivação e treinamento de equipes

Você escolheu bem a sua equipe, proporcionando um clima organizacional adequado. Um dos fundamentos e práticas de gestão de equipes essenciais está no treinamento e motivação dos colaboradores. A motivação é o combustível que leva sua equipe além, e um dos desafios da liderança que você precisa tirar de letra é estar junto de seus colaboradores e mostrar-se resiliente, mesmo nas situações mais difíceis. Nunca se esqueça que treinamentos e cursos de capacitação não são gastos! São investimentos que darão retorno garantido.

 

Feedback é muito importante

É fundamental dar um retorno objetivo e claro aos seus colaboradores. Os feedbacks possibilitam descobrir desperdícios, trabalho dobrado e rotinas ineficientes, além de criar uma relação de confiança com sua equipe. Dessa forma, você ainda conseguirá manter ou aumentar a produtividade e o bom trabalho da equipe.

 

Seja exemplo

De nada adiantará seguir os principais fundamentos e práticas da gestão de equipes se você não acredita ou não os segue. Um líder inspira e serve de exemplo para toda a sua equipe.

 

Prepare-se e fique por dentro dos fundamentos e práticas da gestão de equipes com o curso “O Desafio da Liderança - Fundamentos e práticas da gestão de equipes”. Saiba como participar: http://www.aemflo-cdlsj.org.br/cursos/curso-o-desafio-da-lideranca-fundamentos-e-praticas-da-gestao-de-equipes-20161128

 

10/02/2017

Mais Postagem