Acesso Rápido

Blog

Nota Fiscal Eletrônica: o que é e como funciona?

31/01/2018

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento digital emitido e armazenado eletronicamente utilizado para registrar as transações comerciais. É utilizada pelas empresas, para fins fiscais, em operações de mercadorias e prestação de serviço. A nota fiscal eletrônica simplifica as obrigações do contribuinte, já que reduz custos de emissão, assim como facilita o acompanhamento real das operações comerciais pelo fisco. É importante destacar que são de responsabilidade da empresa a segurança da informação e guarda destes arquivos.  O fiscal não mais solicitará a nota fiscal impressa, mas sim os arquivos onde estão armazenadas as informações. 

Para utilizar o sistema da nota fiscal eletrônica, é preciso que a empresa solicite o credenciamento na Secretaria da Fazenda Estadual ou do município em que a empresa esteja registrada, e então, é liberado acesso ao software emissor de nota fiscal eletrônica, que deve ser instalado no computador do contribuinte, permitindo a emissão da nota fiscal eletrônica, assim como o gerenciamento e cancelamento de notas e outras funções.

 

É Lei em Santa Catarina! Atenção!

 

Em Santa Catarina, a lei 14.967/09 determina que todas as empresas devem armazenar os arquivos das notas fiscais por até cinco anos, mais o ano corrente. Para auxiliar as empresas associadas à AEMFLO e CDL São José, oferecemos a Solução XML, que além de armazenar as notas fiscais eletrônicas, também emite documentos. E o melhor, é que os arquivos são armazenados na nuvem, protegendo seus documentos de acessos não autorizados.

Com o XML tudo é feito on-line, proporcionando uma redução de custos aos empresários, que não precisam fazer grandes investimentos em equipamentos. Além disso, a solução é compatível com os softwares de gestão do mercado, facilitando a integração entre sistemas e agiliza o trabalho dos contadores, pois com a devida autorização os arquivos XML podem ser acessados pelo escritório contábil.

A solução ainda permite realizar diversos tipos de consultas, agrupados por fornecedor ou cliente; visualizar e imprimir as DANFEs (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) emitidas para sua empresa e acessar a base de dados da Secretaria da Fazenda, verificando se existe alguma nota fiscal eletrônica emitida contra a empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nota fiscal eletrônica e como o XML pode te ajudar: 4009-5544 ou e-mail xml@aemflo-cdlsj.org.br.

31/01/2018

Mais Postagem