Acesso Rápido

Blog

Melhore o desempenho do Departamento Pessoal da sua empresa

09/05/2019

O setor de Departamento Pessoal desempenha grandes responsabilidades que surgem diariamente dentro da empresa. Algumas dessas funções exigem conhecimento da legislação trabalhista, previdenciária e noções de administração, para garantir aos colaboradores todos os seus direitos e deveres.

Veja as principais dicas para aperfeiçoar as atividades do profissional que atua no Departamento Pessoal:

1. Padronize e organize documentos

O processo de gerenciar a documentação da empresa é uma das principais tarefas atribuídas a este setor, por isso é necessário ter cuidado para que não haja o risco de perder documentos de colaboradores, excesso de papelada, incêndio, má organização, ou qualquer outro tipo de ocorrência.

Uma dica importante é manter os documentos físicos e cópias digitais. Se houver a necessidade de consultar ou enviar algum documento, no online, o tempo de procura será reduzido.

2. Gestão atualizada  

Nenhum processo deve ser feito eternamente do mesmo jeito, toda metodologia deve ser renovada, mesmo aquela receita de bolo que é passada de geração para geração.  A atualização pode ser feita de várias maneiras, um novo estudo, ferramenta ou técnica de administração que sejam desenvolvidas.

3. Atenção nos cálculos

O profissional do Departamento Pessoal precisa estar atento às legislações e saber a matemática financeira, para assim realizar corretamente os cálculos e garantir o cumprimento das leis. 

E isso quer dizer, calcular férias, 13º salário, hora extra, INSS, IRRF, comissão, lidar com documentação, operacional, administração de pessoas e serviços, e claro é importante encontrar uma ferramenta que auxilie na gestão de tarefas para acelerar a entrega de resultados.

4. Planejamento das ações

O planejamento é essencial para qualquer área da gestão empresarial. É importante desenvolver metas específicas, podendo ser coisas simples como eliminar o trabalho acumulado, desde que estejam sempre de acordo com os objetivos e a visão da empresa.

5. Capacite a equipe

É fundamental investir na capacitação da equipe, para que os colaboradores estejam cada vez mais preparados para lidar com as demandas do mercado. Quer colocar tudo isso em prática para aprimorar o departamento pessoal da sua empresa? Confira a agenda de Cursos, da nossa área de capacitação. 

09/05/2019

Mais Postagem