Acesso Rápido

Blog

Gestão de finanças: Como organizar os recursos financeiros do meu negócio?

08/08/2017

A organização financeira empresarial é uma peça fundamental para garantir a boa gestão do seu negócio e o planejamento é a ferramenta para fazer isso acontecer. Desenvolver e delinear as ações que devem ser tomadas pela organização, auxilia na tomada de decisões e à empresa a alcançar os objetivos de forma mais assertiva. 

O planejamento é um processo contínuo, que quando bem estruturado, facilita a organização financeira, definindo onde a empresa está e onde ela quer chegar em um futuro próximo, influenciando diretamente nas decisões estratégicas do negócio. A falta de organização sempre vai ser prejudicial para qualquer empreendimento e o planejamento financeiro se torna indispensável para guiá-lo e ajudá-lo a estar focado nas metas e objetivos estabelecidos.

Na hora de montar o planejamento financeiro é preciso reavaliar o seu posicionamento de mercado, além de revisar custos. É preciso compreender e definir como a empresa vende, quanto cobra pelos serviços prestados e como é feita a cobrança.

É preciso ter o controle e o registro de todas as ações financeiras da empresa, estabelecer o que entra e o que sai do caixa, determinar as contas a pagar e a receber e também como a organização gasta, para onde vão esses recursos e se esses gastos são de fato necessários. As informações financeiras precisam estar integradas, para que todos os responsáveis pelas finanças da empresa saibam o que está acontecendo e as ações a serem feitas.  

Confira algumas dicas para ajudar você na gestão financeira do seu negócio: 

# Tenha total entendimento da situação atual da sua empresa; 
# Defina as metas e os objetivos a serem alcançados;
# Não deixe para desenvolver o planejamento no início do ano, mas sim nos últimos meses do ano anterior;
# Registre todas as ações financeiras da empresa e acompanhe tudo o que acontece;
# Integre as informações;
# Softwares online são aliados na organização do planejamento financeiro;
# Revise o planejamento sempre que necessário e faça alterações;
# Controle o índice de inadimplência;
# Crie um cronograma com as ações a serem desenvolvidas;
# Mensure os resultados;

A boa saúde financeira é essencial para que um negócio prospere e ela está diretamente ligada à gestão de finanças. E isso começa a partir da estruturação do planejamento, identificando a real situação da empresa, reconhecendo e analisando onde devem ser aplicados os investimentos.

Portanto, não deixe o planejamento financeiro da sua empresa para a última hora. Organizar e planejar os recursos financeiros do seu negócio vai ajudá-lo a identificar as melhores oportunidades e o momento certo de agir, o que é indispensável no cenário econômico atual.

08/08/2017

Mais Postagem