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Gestão comportamental: Quais os benefícios desse modelo de gestão?

14/07/2017

Cada vez mais o RH está deixando de ser apenas um setor operacional para se tornar parte do núcleo estratégico de uma empresa. Pensando nisso, o RH precisa de novas ferramentas para o desenvolvimento de equipes. A gestão comportamental é um dos instrumentos que auxilia no crescimento dos colaboradores e na busca por melhor desempenho e resultados. 

A gestão comportamental visa, por meio de ferramentas e estratégias, analisar o comportamento dos profissionais dentro de uma organização. Delinear o perfil comportamental dos colaboradores e gerí-los a partir dessa informação é uma forma de promover a integração das equipes, melhorando o relacionamento entre os colaboradores e entre eles a empresa. O foco do trabalho da gestão comportamental está nas pessoas. 

 

Benefícios da Gestão Comportamental

Gerir profissionais de acordo com o comportamento é também uma forma de reduzir a rotatividade, já que a partir do conhecimento do perfil de cada colaborador, fica mais fácil encaixá-los no que a empresa busca e também no que o profissional procura. Os processos de recrutamento e seleção são igualmente beneficiados pela introdução da gestão comportamental, já que a mesma possibilita encontrar e contratar o profissional adequado de acordo com a vaga e com a empresa.

No cenário atual, em que há alta competitividade no mercado, é preciso encontrar um modo de se destacar. Uma das maneiras de se sobressair à concorrência é investindo na satisfação dos colaboradores e em melhores condições de trabalho, aspectos identificados através da gestão comportamental. A soma desses fatores resulta em uma melhor performance e no aumento da produtividade, que consequentemente leva à melhores resultados.

Um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos atualmente é formar equipes com bom rendimento e alto desempenho. Para que os colaboradores apresentem uma boa performance é preciso guiá-los e motivá-los. Essa é a essência para o crescimento e o sucesso de uma empresa. 
 
Assim como o RH, gestores precisam entender melhor o aspecto humano dos colaboradores e tratá-los não apenas como empregados, mas sim como importantes ferramentas para o progresso do negócio. A empresa precisa demonstrar interesse pelo bem-estar do colaborador e reconhecer o trabalho desenvolvido por eles. Essa é uma maneira de motivá-los a sempre buscar desenvolver melhor sua função. 

A gestão comportamental, por permitir um melhor conhecimento e entendimento das necessidade dos colaboradores, influencia diretamente na eficiência, produtividade e nos lucros da empresa. O sucesso de uma organização está intimamente associado ao bem-estar e a valorização dos profissionais. Portanto, torne a gestão comportamental parte das estratégias do gerenciamento da sua empresa e tenha resultados positivos. 

14/07/2017

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